Orfeu e noções de música em Proclo
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v34i1.956Palavras-chave:
Orfeu , orfismo , música , Proclo , PlatãoResumo
Neste artigo investigamos o lugar de Orfeu e da música na obra de Proclo, mais especificamente na Teologia Platônica, e analisamos como o músico mítico é desprovido de seus feitos épico-musicais, característicos das representações sobre ele, encontradas na mitologia da Antiguidade. No texto procliano, ele é representado como teólogo, guardião dos mistérios iniciáticos que foram passados pelo músico aos filósofos, dentre os quais Platão recebe o maior destaque. O lugar de auctoritas ocupado por Orfeu é reforçado por sua presença sempre ao lado de Platão nas interpretações religiosas das divindades ligadas ao orfismo, apresentadas por Proclo. Buscamos apresentar, via passagens da Teologia Platônica e dos hinos órficos atribuídos ao filósofo tardo-antigo, a concepção de música cósmica revelada nos excertos e como ela se relaciona à percepção de harmonia universal e com essa concepção de Orfeu e Platão teólogos. Ao longo do trabalho propomos nossa tradução para a língua portuguesa dos excertos em grego, com base na mais recente tradução italiana por Michele Abbate (2019).
Downloads
Referências
ABATTE, M. Proclo. La teologia platonica. Firenze; Milano: Giunti Editore S.p.A./Bompiani, 2019.
BAL, Gabriela. Em busca do “não-lugar”: A linguagem mística de Plotino, Jâmblico e Damáscio à luz do “Parmênides” de Platão. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
BERG, R. M. van den. Proclus’ hymns: essays, translations, commentary. Leiden; Boston; Köln: Brill, 2001. doi: https://doi.org/10.1163/9789047401032
BERNABÉ, A. Orfeo. De personaje del mito a autor literario. Itaca, n. 18, p. 61-78, 2002.
BERNABÉ, A. et al. Instructions for the Netherworld. The Orphic Gold Tablets. Leiden: Brill, 2008. doi: https://doi.org/10.1163/ej.9789004163713.i-379
BIANCHI, U. L’Orphisme a existé: Mélanges d’histoire des religions. Paris: Puech, 1974.
BRISSON, L. La figure du Kronos orphique chez Proclus. Revue de l’histoire des religions, v. 219, n. 4, p. 435-458, Oct.-Déc. 2002. doi: https://doi.org/10.3406/rhr.2002.953
CARDULLO, R. L. Syrianus’ Lost Commentaries on Aristotle. Bulletin of the Institute of Classical Studies, v. 22, p. 112-124, 1986. doi: https://doi.org/10.1111/j.2041-5370.1986.tb00190.x
CERQUEIRA, F. V. A música e o fantástico na Grécia Antiga: o imaginário entre mito e filosofia. Per Musi, n. 36, p. 1-28, 2017.
CERQUEIRA, F. V. Música e poder imperial: Nero, Adriano e Juliano. PHOÎNIX, v. 25, n. 2, p. 141-166, 2019. doi: https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.2.n8
CHLUP, R. Proclus, an introduction. New York: Cambridge University Press, 2012. doi: https://doi.org/10.1017/CBO9781139028042
CROCKER, R. L. Pythagorean mathematics and music. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 22, p. 189-198, 1963. doi: https://doi.org/10.1111/1540_6245.jaac22.2.0189
COHEN, H. F. Music as science and as art. The sixteenth/seventeenth-Century destruction of cosmic harmony. In BOD, R.; MAAT, J.; WESTSTEIJN, T. The making of the humanities. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2010. v. 1.
DEVLIN, N. A Philosopher and His Muse: The Narrative of Proclus’ Hymns. In HODKINSON, O.; FAULKNER, A. (ed.). Hymnic Narrative and the Narratology of Greek Hymns. Oxford: Oxford University Press, 2015, p. 183-205. doi: https://doi.org/10.1163/9789004289512_011
DODDS, E. R. Proclus: The Elements of Theology. Oxford: Oxford University Press, 1971.
EDMONDS, R. G. (ed.). The ‘Orphic’ Gold Tablets and Greek Religion: Further along the Path. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511730214
EDMONDS III, R. G. Redefining Ancient Orphism: a study in Greek Religion. Cambrigde: Cambridge University Press, 2013. doi: https://doi.org/10.1017/CBO9781139814669
FORTIER, S. L’inspiration divine de Platon selon Proclus. Revue de Philosophie Ancienne, v. 33, n. 2, p. 201-234, 2015. doi: https://doi.org/10.3917/rpha.332.0201
GRAF, F. s.v. “Orpheus”, In HORNBLOWER, S.; SPAWFORTH, A. (eds.) The Oxford Classical Dictionary. Oxford: Oxford University Press, 2012. doi: https://doi.org/10.1093/acref/9780199545568.001.0001
GRIMAL, P. Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
HADOT, P. Bilan et perspectives sur les Oracles Chaldaiques. In LEWY, H. Chaldaean Oracles and Theurgy. Paris: Brepols Publisher, 1978, p. 703-20.
HAUSCHILD, A. K. Os Oráculos Caldeus: contexto histórico e filosofia. Codex, v. 6, n. 1, p. 51-74, jan.-jun. 2018. doi: https://doi.org/10.25187/codex.v6i1.14999
HEYNING, E. C. Star Music: The ancient idea of cosmic music as a philosophical paradox. Thesis (for the Degree of Master of Philosophy) – Canterbury Christ Church University, 2017. Disponível em: Star Music (canterbury.ac.uk) . Acesso em: 7 nov. 2020.
HICKS, A. Composing the World: Harmony in the Medieval Platonic Cosmos. Oxford: Oxford University Press, 2017. doi: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190658205.001.0001
JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
KRAUSZ, L. S. As Musas: Poesia e divindade na Grécia Arcaica. São Paulo: EDUSP, 2007.
LAKS, A.; MOST, G. W. (ed.). Studies on the Derveni Papyrus, Oxford, 1997.
LEWY, H. Chaldaean oracles and theurgy. Mysticism, magic and platonism in the later Roman empire. Paris: Et. Augustiniennes, 1978.
MAJERCIK, R. The Chaldean Oracles. Text, translation and commentary. Leiden: Brill, 1989. doi: https://doi.org/10.1163/9789004296718
MEISNER, D. A. Orphic tradition and the birth of the gods. Oxford: Oxford University Press, 2018. doi: https://doi.org/10.1093/oso/9780190663520.001.0001
MORO TORNESE, S. Music and the return of the soul in Proclus’ Commentaries on Plato’s Timaeus and Republic. In MORO TORNESE, S.; SHEPPARD, A. (ed.). Ancient approaches to Plato’s Republic. London: Institute of Classical Studies, 2013, p. 117-28. (Bulletin of the Institute of Classical Studies Supplements, Suppl. 117).
MORROW, G. R.; DILLON, John M. Proclus’ Commentary on Plato’s Parmenides. Princeton: Princeton University Press, 1987.
MOUTSOPOULOS, E. La philosophie de la musique dans le système de Proclus. Athènes: Académie d’Athènes, 2004.
PLATO. Laws. Translated by R. G. Bury. London: William Heinemann, 1961. 2 v. (The Loeb Classical Library).
PLATO. Timaeus. Translated by Donald J. Zeyl. Cambridge: Hackett, 2000.
PRAECHTER, K. Das Schriftenverzeichnis des Neuplatonikers Syrianos bei Sudas. Byzantinische Zeitschrift, v. 26, p. 253-264, 1926. doi: https://doi.org/10.1515/byzs.1926.26.1.253
PRINS, J.; VANHAELEN, M. (ed.). Sing Aloud Harmonious Spheres: Renaissance Conceptions of Cosmic Harmony. London: Routdledge, 2017. doi: https://doi.org/10.4324/9781315161037
PROCLUS. Commentaire sur la République. Traduit par Festugière. Paris: C.N.R.S., 1970. 3 v.
PROCLUS. Commentary on the Timaeus. Translated by Tarrant, Runia and Share, and Baltzly. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511482458
PROUST, D. The harmony of the spheres from Pythagoras to Voyager. The role of Astronomy in Society and Culture, n. 260, p. 358-367, 2009. doi: https://doi.org/10.1017/S1743921311002535
QUASTEN, J. Worship in Pagan & Christian Antiquity. Translated by Boniface Ramsey. Washington, D.C: National Association of Pastoral Musicians, 1983.
ROCHA, R. Os Persas de Timóteo de Mileto: Tradução e breve comentário métrico. Scientia traductionis, n. 10, p. 230-240, 2011. doi: https://doi.org/10.5007/1980-4237.2011n10p230
ROGERS, G. L. The Music of the spheres: Cross-Curricular perspectives on Music and Science. Music Educators Journal, v. 103, p. 41-48, 2016. doi: https://doi.org/10.1177/0027432116654547
SAFFREY, H.-D. La théurgie comme phénomène culturel chez Neoplatóniciens (IVe–Ve siècles). Koinonia, v. 8, n. 2, p. 161-171, 1984.
SAFFREY, H.-D. Quelques aspects de la spiritualité des philosophes néoplatoniciens de Jamblique a Proclus et Damascius. Revue des Sciences philosophiques et théologiques, v. 68, n. 2, p. 169-182, Avril 1984.
SHEPPARD, A. Studies on the 5th and 6th Essays of Proclus’ Commentary on the Republic. Göttingen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1980.
SHEPPARD, A. Proclus’ attitude to Theurgy. The Classical Quarterly, v. 32, n. 1, p. 212-224, 1982.
SIORVANES, L. Proclus on the elements and the celestial bodies: Physical thought in late Neoplatonism. 1986. Thesis (for the degree of Doctor of Philosophy) – Dept. of History and Philosophy of Science, Science Faculty, University College London, London, 1986. Disponível em: DX207657_1_0001.tif (ucl.ac.uk) . Acesso em: 7 nov. 2020.
SIORVANES, L. Proclus: Neo-Platonic Philosophy and Science. Edinburg: Edinburgh University Press, 1996.
TARZIA, M. O Orfismo e a representação mítica de Dioniso-Zagreu na Grécia Clássica: uma análise historiográfica. 2019. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2019.
TORNESE, S. F. M. Philosophy of music in the neoplatonic tradition: Theories of music and harmony in Proclus’ commentaries on Plato’s Timaeus and Republic. 2010. Thesis (for the degree of Doctor of Philosophy) – Department of Classics, Royal Holloway, University of London, London, 2010.
TROUILLARD, J. Mystagogie de Proclos. Paris: Les Belles Lettres, 1982.
TUROLLA, E. Proclo. La teologia platonica. Bari: Laterza, 1957.
UZDAVINYS, A. Philosophy & Theurgy in late Antiquity. New York: Angelico Press, 2014.
VIEIRA, O. S. O Argumentum de Ficino ao Pimander de Mercúrio Trismegistos. Sacrilegens, v. 14, n. 1, p. 142-159, mar. 2017. doi: https://doi.org/10.34019/2237-6151.2017.v14.26971
WEAR, S. K. The Teachings of Syrianus on Plato’s Timaeus and Parmenides. Leiden: Brill, 2011.
WEST, M. L. Ancient Greek Music. Oxford: Oxford University Press, 1989.
WEST, M. L. The Orphic poems: The Prometheus trust. Oxford: Clarendon Press, 1983.
ZELLER, E. Die Philosophie der Griechen in ihrer geschichtlichen Entwicklung. Leipzig: Hansebooks, 2016 [1903].
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-06-21 (3)
- 2021-04-27 (2)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Michel Mendes, Fábio Vergara Cerqueira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.