Sobre a Revista

Foco e Escopo

Classica é um periódico de caráter científico e interdisciplinar da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, destinado à divulgação de trabalhos originais e inéditos sobre os diversos aspectos das culturas da Antiguidade Clássica e outras culturas do Velho Mundo. De ótica diversificada, Classica busca difundir pesquisas desenvolvidas no campo dos Estudos Clássicos e promover o constante diálogo entre a História, a Literatura, a Antropologia, a Arqueologia, a Linguística, as Artes e a Filosofia. Os trabalhos são publicados, preferencialmente, em português, espanhol, inglês, francês ou italiano.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Triagem inicial

Os originais submetidos às seções de Classica devem atender às normas de submissão e às diretrizes básicas estabelecidas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes). Os textos que atendam a essas especificações passam por análise prévia dos editores. São verificadas: a adequação ao perfil da revista, a pertinência  temática, a clareza de apresentação, a originalidade (não sendo aceitos textos que derivem de trabalhos acadêmicos sem que tenham passado por devida adequação à modalidade de publicação pretendida na submissão).

2. Avaliação cega por pares (double blind peer review)

Feita a análise preliminar, os originais são encaminhados, para avaliação, a 2 (dois) membros do Conselho Editorial ou Consultores ad hoc, de distintas instituições entre si e entre o(s) autor(es) da submissão. Os pareceres têm caráter sigiloso.

3. Análise dos pareceres e notificação aos autores

Os originais que receberem 2 (dois) pareceres favoráveis à publicação terão seus autores notificados quanto: (a) ao aceite sem restrições e (b) ao aceite condicionado a alterações (revisões requeridas/correções obrigatórias). Textos que tenham mérito reconhecido, mas apresentem imprecisões que comprometam sua publicação, podem ainda receber (c) a indicação de nova submissão. Em caso de pareceres conflitantes, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador, ao qual caberá o parecer decisivo. Os resultados das avaliações são encaminhados aos autores sem que os nomes dos pareceristas sejam divulgados.

4. Reformulação e revisão por autores

Os originais que têm sua publicação condicionada a correções obrigatórias são enviados aos autores, para que, feitas as devidas correções, sejam reanalisados pelos editores e pelos responsáveis pela emissão dos pareceres. Para a reformulação dos textos, a revista Classica estabelece o prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data de envio pelos editores. Caso a recomendação dos pareceristas se restrinja a ajustes de ordem ortográfica, gramatical ou normativa, não sendo estas vultuosas, caberá aos revisores da revista a tarefa de revisão.

5. Prazo estimado entre submissão, parecer e publicação

O prazo estimado entre as etapas de submissão, análise prévia, emissão de pareceres e preparação para a publicação dos originais aprovados é de 24 a 30 semanas.

 

De acordo com sua política de acesso livre, não há cobrança de taxas em nenhuma das etapas do processo editorial, desde a submissão até a publicação.

Por fim, cumpre informar que a revista Classica não se responsabiliza pelas opiniões expressas pelos autores nem pelo uso indevido de quaisquer elementos presentes em textos assinados. 

Periodicidade

Publicação Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Instruções para Submissão

Processo de submissão

Para submissão de originais à Classica é necessário efetuar o cadastramento no sistema. Após preencher os itens do formulário, cadastre-se como Autor e clique em  “Cadastrar”.

Etapas da submissão 

Na página principal, à direita, insira login e senha. Em “Página de usuário”, selecione a opção ‘Autor’ e então clique em “Iniciar nova submissão

Passo 1. Iniciar submissão

- Escolha a seção apropriada para a submissão (consulte previamente as “Políticas de Seção”);

- Assinale o idioma da submissão;

- Marque as “Condições para submissão”;

- Marque a “Declaração de Direito Autoral”;

Para encerrar esse passo, clique em “Salvar e continuar”.

Passo 2. Transferência do manuscrito

- Transfira o documento a ser submetido, certificando-se de que no arquivo não há dados de identificação do(s) autor(es). Clique em “Transferir” e logo abaixo em “Salvar e continuar”.

Passo 3.  Metadados da submissão (Indexação)

- Preencha os campos com as informações sobre o autor e o trabalho em submissão. É obrigatório o preenchimento dos seguintes campos:

Em “Autores”:

- Nome;

- Sobrenome;

- E-mail (a ser divulgado na publicação);

- ORCID ID (para obter o registro, clique aqui);

 - URL (currículo lattes/ academia.edu/ researchGate/ página institucional);

- Instituição/Afiliação (por extenso);

- País;

- Resumo da Biografia (nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem);

Se o artigo possuir mais autores, clique em Incluir Autor e preencha todos os campos acima discriminados com as informações sobre o(s) coautor(es). 

Em “Título e Resumo”:

Título e Resumo do trabalho. Certifique-se também de que no documento anexado constam título e resumo em inglês (title - abstract).

Em “Indexação”:

- É obrigatório o preenchimento do campo Palavras-chave (em mínimo de 4 (quatro) e máximo de 8 (oito), separadas por ponto-e-vírgula). Certifique-se também de que no documento anexado constam palavras-chave em inglês (keywords).

Em “Referências”:

Nesse campo, de preenchimento obrigatório, copie e cole do manuscrito as referências bibliográficas, atentando para possíveis desconfigurações.

Para encerrar esse passo, clique em “Salvar e continuar”.

Passo 4. Transferência de Documentos Suplementares

Se houver documento suplementar a ser anexado, clique em “procurar”, selecione o arquivo e clique em “transferir”.

Para encerrar esse passo, clique em “Salvar e continuar”.

Passo 5. Confirmação da Submissão

Clique em “Concluir submissão”.

 

Sobre Registro ORCID

O código ORCID é um dos dados solicitados quando do preenchimento do cadastro de autores da revista. ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital, um código alfanumérico de 16 caracteres, que permite o reconhecimento único e preciso de pesquisadores, facilitando a distinção em casos de homonímia ou de publicação, citação ou indexação com entradas nominais diversas. ORCID é, para autores-pesquisadores, o equivalente ao DOI para documentos digitais. Através do código ORCID, autores são identificados singularmente, o que permite o rastreamento de sua produção acadêmica e de seu vínculo institucional. Para a obtenção do registro ORCID é necessário cadastrar-se em https://orcid.org. O cadastro é gratuito e pode ser feito individualmente ou por instituições de ensino e pesquisa. 

Normas de Conduta e Código de Ética

Classica segue as recomendações do Código de Conduta e Boas Práticas estabelecido pelo Committee on Publication Ethics (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, COPE) e as submissões devem atender a essas diretrizes. Autores e pareceristas devem consultar previamente as normas do Código em seu original em inglês ou na tradução para o português, feita pela Gestão Editorial da FALE-UFMG, com autorização do COPE. 

Recursos para Detecção de Plágio

Classica utiliza a seguinte ferramenta para identificação de plágio:  

https://www.ithenticate.com/  

 

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

CLASSICA é um periódico arbitrado, de caráter científico e cultural, editado pela Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) desde 1988. CLASSICA se destina à divulgação de trabalhos originais e inéditos que tenham por escopo os vários aspectos das culturas da Antiguidade clássica, sem, no entanto, excluir outras sociedades antigas do Velho Mundo. Sua ótica é diversificada e interdisciplinar, promovendo o constante diálogo entre a História, a Literatura, a Antropologia, a Arqueologia, a Linguística, as Artes e a Filosofia.

 

Editores (2022-2023)

Charlene Martins Miotti, UFJF 

Beatriz Cristina de Paoli Correia, UFRJ

Celso de Oliveira Vieira, Ruhr Universität Bochum

Júlia Batista Castilho de Avellar, UFU

Lorena Lopes da Costa, UFRJ

Tatiana Oliveira Ribeiro, UFRJ

Rafael Brunhara, UFRGS

 

Editores (2020-2021)

Luisa Severo Buarque de Holanda, PUC-Rio

Alice Bitencourt Haddad, UFF

Beatriz Cristina de Paoli Correia, UFRJ

Charlene Martins Miotti, UFJF 

Tatiana Oliveira Ribeiro, UFRJ

 

Conselho Editorial

Celso de Oliveira Vieira, Ruhr Universität Bochum (Presidente, 2022-2023)

Alice Bitencourt Haddad, UFF (2020-2023)

Anderson Zalewski Vargas, UFRGS (2020-2023)

Christian Werner, USP (2020-2023)

Fábio Faversani, UFOP (2020-2023)

Gilberto da Silva Francisco, UNIFESP (2020-2023)

Isabella Tardin Cardoso, UNICAMP (2020-2023)

Jacyntho Lins Brandão, UFMG (2020-2023)

José Amarante Santos Sobrinho, UFBA (2020-2023)

José Geraldo Grillo, UNIFESP (2020-2023)
 
Luisa Severo Buarque de Holanda, PUC-Rio (2020-2023)
 
Márcia Severina Vasques, UFRN (2020-2023)
 
Orlando Luiz de Araújo, UFC (2020-2023)
 
Paulo Martins, USP (2020-2023)
 
Pedro Ipiranga, UFPR (2020-2023)
 
Tatiana Oliveira Ribeiro, UFRJ (2020-2023)
 
Teodoro Rennó Assunção, UFMG (2020-2023)
 

Consultores Internacionais

Airton Brazil Pollini, França

Aloys Winterling, Alemanha

Ana María González de Tobia, Argentina

Anastasia Bakogianni, Nova Zelândia

Andreas Michalopoulos, Grécia

Barbara Graziosi, Reino Unido

Brooke A. Holmes, EUA

Carlos Levy, França

Carlos Augusto Ribeiro Machado, Reino Unido

Catalina Balmaceda, Chile

Cécile Michel, França

Daniel Rinaldi, Uruguai

David Konstan, EUA

Delfim Ferreira Leão, Portugal

Erica Angliker, Reino Unido

Francisco de São José Oliveira, Portugal

Harry M. Hine, Reino Unido

Ioannis Petropoulos, Grécia

José Luís Lopes Brandão, Portugal

José Remesal Rodríguez,  Espanha

Konstantinos P. Nikoloutsos, EUA 

Manuel Albaladejo Vivero, Espanha

Maria de Fátima Sousa e Silva, Portugal

Maria Helena Trindade Lopes, Portugal

Martin Dinter, Reino Unido

Paulo Francisco Butti de Lima, Itália

Philippe Rousseau, França

Sergio Casali, Itália

Silvia Milanezi, França

Stefania Giombini, Itália

 

Editores (2015-2017)

Jacyntho Lins Brandão, UFMG

Tatiana Oliveira Ribeiro, UFRJ (2017)

Conselho Editorial

Jacyntho Lins Brandão, UFMG, Presidente

Fernando José de Santoro Moreira, UFRJ

Adriane da Silva Duarte, USP

Paulo Sérgio de Vasconcellos, UNICAMP

Marcelo Pimenta Marques, UFMG

Kátia Maria Paim Pozzer, ULBRA

Christian Werner, USP

Fábio Vergara Cerqueira, UFPEL

Maria Cecília de M. N. Coelho, UFMG

Gabriele Cornelli, UnB

Paulo Martins, USP

Renata Senna Garraffoni, UFPR

Alessandro Rolim de Moura, UFPR

José Geraldo Costa Grillo, UNIFESP 

Consultores Internacionais

Ana María González de Tobia, Argentina

Carlos Levy, França

Daniel Rinaldi, México

David Konstan, EUA

Francisco São José Oliveira, Portugal

José Remesal Rodríguez, Espanha

Maria de Fátima Sousa e Silva, Portugal

Martin Dinter, Inglaterra

Paulo Butti de Lima, Itália

Philippe Rousseau, França

Sergio Casali, Itália

Silvia Milanezi, França

 

Editora (2012-2014)

Renata Senna Garraffoni, UFPR

Conselho Editorial  

Renata Senna Garraffoni, UFPR

Fábio Vergara Cerqueira, UFPEL

Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, UFMG

Gabriele Cornelli, UnB

Fernando José de Santoro Moreira, UFRJ

Adriane da Silva Duarte, USP

Paulo Sérgio de Vasconcellos, UNICAMP

Marcelo Pimenta Marques, UFMG

Kátia Maria Paim Pozzer, ULBRA

Christian Werner, USP

Consultores Internacionais

Ana María González de Tobia, Argentina

Carlos Levy, França

Daniel Rinaldi, México

David Konstan, EUA

Francisco São José Oliveira, Portugal

José Remesal Rodríguez, Espanha

Maria de Fátima Sousa e Silva, Portugal

Martin Dinter, Inglaterra

Paulo Butti de Lima, Itália

Philippe Rousseau, França

Sergio Casali, Itália

Silvia Milanezi, França

 

Editores (2010-2011)

Paulo Martins, USP (editor)

João Batista Toledo Prado, UNESP (co-editor)

Tatiana Oliveira Ribeiro (co-editora)

Conselho Editorial 

Renata Senna Garraffoni, UFPR

Fábio Vergara Cerqueira, UFPEL

Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, UFMG

Gabriele Cornelli, UnB

Fernando José de Santoro Moreira, UFRJ

Adriane da Silva Duarte, USP

Paulo Sérgio de Vasconcellos, UNICAMP

Marcelo Pimenta Marques, UFMG

Kátia Maria Paim Pozzer, ULBRA

Christian Werner, USP

Consultores Internacionais

Ana María González de Tobia, Argentina

Carlos Levy, França

Daniel Rinaldi, México

David Konstan, EUA

Francisco São José Oliveira, Portugal

José Remesal Rodríguez, Espanha

Maria de Fátima Sousa e Silva, Portugal

Martin Dinter, Inglaterra

Paulo Butti de Lima, Itália

Philippe Rousseau, França

Sergio Casali, Itália

Silvia Milanezi, França

 

Editores (2008-2009)

Paulo Martins, USP (editor)

João Batista Toledo Prado, UNESP (co-editor)

Conselho Editorial

Paulo Martins, USP, Presidente

Fábio Vergara Cerqueira, UFPEL

Gabriele Cornelli, UnB

José Otávio Nogueira Guimarães, UnB

Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, UFMG

Maria Celeste Consolin Dezotti, UNESP

Maria da Graça Franco Ferreira Schalcher, UFRJ

Maria Isabel D’Agostino Fleming, USP

Renata Senna Garraffoni, UFPR

Consultores Internacionais

Ana María González de Tobia, Argentina

Carlos Levy, França

Daniel Rinaldi, México

David Konstan, EUA

Francisco São José Oliveira, Portugal

José Remesal Rodríguez, Espanha

Maria de Fátima Sousa e Silva, Portugal

Martin Dinter, Inglaterra

Paulo Butti de Lima, Itália

Philippe Rousseau, França

Sergio Casali, Itália

Silvia Milanezi, França

 

Editores (2006-2007)

Edvanda Bonavina da Rosa, UNESP

João Batista Toledo Prado, UNESP

Wilson Alves Ribeiro Jr., GTA –USP

Conselho Editorial

João Batista Toledo Prado, UNESP, Presidente

Ana Teresa Marques Gonçalves, UFG

André L. Chevitarese, UFRJ

Gabriele Cornelli, UnB

Markus Figueira, UFRGN

Ordep José Trindade Serra, UFBA

Paulo Sérgio de Vasconcelos, UNICAMP

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP

Sílvia Damasceno, UFF

Teresa Virgínia Ribeiro Barbosa, UFMG

Consultores Internacionais

Andrea Giardina, Itália

Giuseppina Grammatico, Chile

Maria Helena da Rocha Pereira, Portugal

Roland Etienne, França/Grécia

Ross Holloway, EUA

Sally Humphreys, Inglaterra/EUA

Walter Burkert, Suíça

 

Editores (2004-2005)

Edvanda Bonavina da Rosa, UNESP

Paulo Sérgio de Vasconcellos, UNICAMP

Wilson Alves Ribeiro Jr., GTA –USP 

Editores (2002-2003)

Zelia de Almeida Cardoso, USP

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP

Conselho Editorial

Edvanda Bonavina da Rosa, UNESP, Presidente

André L. Chevitarese, UFRJ

Ana Teresa Marques Gonçalves, UFG

Gabriele Cornelli, UnB

José Antônio Dabdad Trabulsi, UFMG

Marcelo Pimenta Marques, UFMG

Markus Figueira, UFRGN

Norberto Luiz Guarinello, USP

Ordep José Trindade Serra, UFBA

Paulo Sérgio de Vasconcelos, UNICAMP

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP

Sílvia Damasceno, UFF

Teresa Virgínia Ribeiro Barbosa, UFMG

Zelia de Almeida Cardoso, USP

Consultores Internacionais

Andrea Giardina, Itália

Giuseppina Grammatico, Chile

Maria Helena da Rocha Pereira, Portugal

Pierre Lévêque, França

Roland Etienne, França/Grécia

Ross Holloway, EUA

Sally Humphreys, Inglaterra/EUA

Walter Burkert, Suíça

 

Editores (2000-2001)

Edvanda Bonavina da Rosa, UNESP

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP

Zelia de Almeida Cardoso, USP

Conselho Editorial

Zelia de Almeida Cardoso, USP, Presidente

André L. Chevitarese, UFRJ

Donaldo Schüller, UFRGS

Edvanda Bonavina da Rosa, UNESP

Haiganuch Sarian, USP

Jacyntho Lins Brandão, UFMG

José Antônio Dabdad Trabulsi, UFMG

José Perozim, UNESP

Maria das Graças de Moraes Augusto, UFRJ

Marcelo Pimenta Marques, UFMG

Margareth M. Bakos, UFRGS

Maria das Graças de Moraes Augusto, UFRJ

Maria Luiza Corassin, USP

Markus Figueira, UFRGN

Norberto Luiz Guarinello, USP

Ordep José Trindade Serra, UFBA

Paulo Sérgio de Vasconcelos, UNICAMP

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP

Teresa Virgínia Ribeiro Barbosa, UFMG 

Consultores Internacionais

Andrea Giardina, Itália

Giuseppina Grammatico, Chile

Maria Helena da Rocha Pereira, Portugal

Philippe Bruneau, França

Pierre Lévêque, França

Ross  Holloway, EUA

Sally Humphreys, Inglaterra/EUA

Walter Burkert, Suíça

 

Editores (1998-1999)

Zelia de Almeida Cardoso, USP

Jacyntho Lins Brandão, UFMG

Conselho Editorial 

Zelia de Almeida Cardoso, USP, Presidente

Anna Lia do Amaral de Almeida Prado, USP

Donaldo Schüller, UFRGS

Edvanda Bonavina da Rosa, UNESP

Haiganuch Sarian, USP

Jacyntho Lins Brandão, UFMG

José Antônio Dabdad Trabulsi, UFMG

José Perozim, UNESP

Marcelo Pimenta Marques, UFMG

Margareth M. Bakos, UFRGS

Maria das Graças de Moraes Augusto, UFRJ

Maria Luiza Corassin, USP

Norberto Luiz Guarinello, USP

Ordep José Trindade Serra, UFBA

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP

Consultores Internacionais

Andrea Giardina, Itália

Giuseppina Grammatico, Chile

Maria Helena da Rocha Pereira, Portugal

Philippe Bruneau, França

Pierre Lévêque, França

Ross Holloway, EUA

Sally Humphreys, Inglaterra/EUA

Walter Burkert, Suíça

 

Editores (1996-1997)

Jacyntho Lins Brandão, UFMG

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP

Haiganuch Sarian, USP

Conselho Editorial 

Zelia de Almeida Cardoso, USP, Presidente

Anna Lia do Amaral de Almeida Prado, USP

Daisi Malhadas, UNESP

Donaldo Schüller, UFRGS

Edvanda Bonavina da Rosa, UNESP

Haiganuch Sarian, USP

Jacyntho Lins Brandão, UFMG

José Alves Fernandes, UFC

José Antônio Dabdad Trabulsi, UFOP

José Perozim, UNESP

Loiva Otero Félix, UFRGS

Marcelo Pimenta Marques, UFMG

Margareth M. Bakos, UFRGS

Maria das Graças de Moraes Augusto, UFRJ

Maria Luiza Corassin, USP

Maria Sylvia Carvalho Franco, USP

Norberto Luiz Guarinello, USP

Ordep José Trindade Serra, UFBA

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP

Sílvia Costa Damasceno, UFRJ

Sílvia Maria Schmuziger Carvalho, UNESP

Consultores Internacionais

Andrea Giardina, Itália

Giuseppina Grammatico, Chile

Maria Helena da Rocha Pereira, Portugal

Philippe Bruneau, França

Pierre Lévêque, França

Ross Holloway, EUA

Sally Humphreys, Inglaterra/EUA

Walter Burkert, Suíça

 

Editores (1992-1993)

Haiganuch Sarian, USP

Maria Luiza Corassin, USP

Zelia de Almeida Cardoso, USP

Conselho Editorial

Haiganuch Sarian, USP, Presidente

Anna Lia do Amaral de Almeida Prado, USP

Jacyntho Lins Brandão, UFMG

José Antônio Dabdad Trabulsi, UFOP

José Perozin, UNESP

Marcelo Pimenta Marques, UFMG

Margareth H. Bakos, UFRGS

Maria das Graças de Moraes Augusto, UFRJ

Maria Luiza Corassin, USP

Maria Sylvia Carvalho Franco, USP-UNICAMP

Ordep Trindade Serra, UFBA

Zelia de Almeida Cardoso, USP

Consultores Internacionais

Andrea Giardina, Itália

Giuseppina Grammatico, Chile

Lilly Kahil, França/Suíça

Pierre Lévêque, França

Ross Holloway, EUA

Sally Humphreys, Inglaterra/EUA

Walter Burkert, Suíça

 

Editoras (1991)

Haiganuch Sarian, USP

Maria das Graças de Moraes Augusto, UFRJ

Maria Luiza Corassin, USP

Conselho Editorial

Haiganuch Sarian, USP, Presidente

Daisi Malhadas, UNESP

Jacyntho Lins Brandão, UFMG

José Alves Fernandes, UFC

José Antônio Dabdad Trabulsi, UFMG

Margareth M. Bakos, UFRGS

Maria das Graças de Moraes Augusto, UFRJ

Maria Luiza Corassin, USP

Sílvia Maria Schmuziger Carvalho, UNESP

Consultora Especial

Anna Lia do Amaral de Almeida Prado, USP

  

Editores (1990)

Haiganuch Sarian, USP

Jacyntho Lins Brandão, UFMG

Conselho Editorial 

José Alves Fernandes, UFC

José Antônio Dabdad Trabulsi, UFOP

Loiva Otero Félix, UFRGS

Maria das Graças de Moraes Augusto, UFRJ

Maria Luiza Corassin, USP

Sílvia Damasceno Andrade de Moraes, UFRJ

Sílvia Maria Schmuziger Carvalho, UNESP

Consultores Especiais

Carlos Alberto da Fonseca, USP

Deisa Chamabum Chaves, UFOP

 

Comissão Editorial (1989)

Zelia de Almeida Cardoso, USP, Presidente

Alceu Dias Lima, UNESP

Regina Célia Bicalho Prates e Silva, UNESP

Sílvia Maria Schmuziger Carvalho, UNESP

Tirsa Ragazzini, UNESP

 

Comissão Editorial (1985-1998)

José Cavalcante de Souza, USP, Presidente

Filomena Yoshie Hirata, USP

Norberto Luiz Guarinello, USP

Ulpiano Toledo Bezerra de Menezes, USP