Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- A contribuição é original e inédita, tendo-se observado foco e escopo editorial de Classica. A contribuição não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor" no instante da submissão.
- Constam do cadastro do(s) autor(es): afiliação/vínculo institucional, titulação, identificador ORCID, URL, cidade, estado, país e resumo da biografia.
- O manuscrito contém: título no idioma do texto e em inglês (title); resumo no idioma do texto e em inglês (abstract); palavras-chave no idioma do texto e em inglês (keywords).
- URLs (endereços da internet) foram informadas com suas referências completas quando necessário.
- Há autorização para uso das imagens por parte do(s) autor(es).
- O texto atende às diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do Committee on Publication Ethics (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors). COPE): texto do Código em inglês ou sua versão para o português.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega pelos pares.
Artigos
Publicação de resultados novos e consolidados de pesquisas – de 3.000 a 8.000 palavras. São acolhidos trabalhos inéditos de doutores, pós-graduandos em nível de Doutorado e mestrandos em coautoria com seus orientadores.
Artigos de Revisão
Publicação de revisões críticas de aspectos da Antiguidade, apresentados de modo abrangente e discutidos amplamente em suas implicações – de 6.000 a 10.000 palavras. São acolhidos trabalhos inéditos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado.
Notas de Pesquisa
Publicação de resultado(s) parcial(is) de pesquisas individuais ou coletivas em andamento, ou de pequenos tópicos de reconhecida relevância – de 2.000 a 4.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado.
Instrumentos de Pesquisa
Apresentação e discussão de instrumentos de trabalho disponíveis, de natureza documental, material, metodológica, bibliográfica ou de informática – de 3.000 a 9.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado.
Ensaios Bibliográficos
Análise de conjunto das obras de um mesmo autor ou de suas obras sobre um mesmo tema – de 3.000 a 6.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado.
Traduções
Publicação de tradução de trechos de obras ou material epigráfico e comentários – de 600 a 2000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado.
Resenhas Críticas
Publicação de análise crítica de obras recentes, publicadas há menos de 2 (dois) anos – de 600 a 1.200 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado.
Notícias Bibliográficas
Apresentação crítica e sucinta de obras publicadas nos últimos 3 (três) anos – de 450 a 900 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores, pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado.
Depoimentos
Apresentação de entrevistas com nomes de expressão reconhecida na área de Estudos Clássicos, precedidas de texto introdutório sobre o entrevistado - 600 a 2.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.