Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Diretrizes das modalidades de publicação

Os trabalhos são publicados, preferencialmente, em português, espanhol, inglês, francês ou italiano, nas seguintes modalidades:

1. Artigos. Resultados novos e consolidados de pesquisas – de 3.000 a 8.000 palavras. São acolhidos trabalhos inéditos de doutores, pós-graduandos em nível de Doutorado e mestrandos em coautoria com seus orientadores. 

2. Artigos de revisão. Publicação de revisões críticas de estudos sobre a Antiguidadeapresentados de modo abrangente e discutidos amplamente em suas implicações – de 6.000 a 10.000 palavras. São acolhidos trabalhos inéditos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

3. Notas de Pesquisa. Publicação de resultado(s) parcial(is) de pesquisas individuais ou coletivas em andamento, ou de pequenos tópicos de reconhecida relevância – de 2.000 a 4.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

4. Instrumentos de pesquisa. Apresentação e discussão de instrumentos de trabalho disponíveis, de natureza documental, material, metodológica, bibliográfica ou de informática – de 3.000 a 9.000 palavras.  São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

5. Ensaios bibliográficos. Análise de conjunto das obras de um mesmo autor ou de suas obras sobre um mesmo tema – de 3.000 a 6.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

6. Resenhas críticas. Publicação de análise crítica de obras recentes, publicadas há menos de 2 (dois) anos – de 600 a 1.200 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

7. Notícias bibliográficas. Apresentação crítica e sucinta de obras publicadas nos últimos 3 (três) anos– de 450 a 900 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado. 

8. Traduções. Apresentação de tradução de trechos de obras ou material epigráfico e comentários – de 600 a 10.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

9. Dossiê temático. Composto de no mínimo 5 e no máximo 10 artigos inéditos sobre um tema em comum, organizado a convite do Editor e mediante aprovação do corpo editorial da revista. 

10. Depoimentos. Apresentação de entrevistas com nomes de expressão reconhecida na área de Estudos Clássicos, precedidas de texto introdutório sobre o entrevistado - 600 a 2.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado. 

Normas de submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição deve ser original e inédita, observando-se o foco e escopo editorial de Classica. A contribuição não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor" no instante da submissão.

2. Cada autor pode ter somente uma submissão em processo de avaliação, resguardando-se, ainda, o interstício de 1 (um) ano para nova contribuição à Classica a contar do semestre de publicação da submissão anterior.

3. Os autores devem efetuar o cadastro no sistema da revista e preencher todos os campos obrigatórios, incluindo-se ainda afiliação/vínculo institucional, maior titulação (indicada no campo “resumo da biografia”), identificador ORCID (com exclusão do “s” do protocolo https://), URL (currículo Lattes/academia.edu/ ResearchGate/ página institucional), cidade, Estado, país e resumo da biografia.

4. Nas submissões em coautoria, devem ser incluídos nos metadados todos os dados do(s) coautor(es).

5.  O nome ou sobrenome do(s) autor(es) não devem aparecer na submissão, exceto quando for citada uma publicação do(s) autor(es), o que deve ser feito, obrigatoriamente, em terceira pessoa, a fim de se evitar a identificação;

6. Os dados completos do(s) autor(es) - nome, instituição, titulação, identificador orcid, email ativo, cidade e país - devem ser enviados em documento suplementar, no qual podem constar as referências em anonimato nos manuscritos a serem avaliados. Os documentos suplementares não devem ser marcados como disponíveis para avaliadores.

7. As referências bibliográficas devem também ser inseridas no último campo (“Referências”) dos metadados da submissão (passo 3).

Formato das submissões

1. Os trabalhos devem estar escritos em português, espanhol, inglês, francês ou italiano.

2. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5. As notas de rodapé devem ter tamanho 10.

3. As figuras, tabelas e gráficos, em formato .png ou .jpeg, com as respectivas legendas e numerações, devem ser inseridos no corpo do texto, não em arquivos anexados.

4. A obtenção de autorização para utilização de imagens é de total responsabilidade dos autores.

5. Os manuscritos devem conter obrigatoriamente título, resumo e palavras-chave no idioma do texto e em inglês (title, abstract,  keywords). As palavras-chave, em mínimo de 4 (quatro) e máximo de 8 (oito), devem ser separadas por ponto e vírgula.

6. As citações, quando ultrapassarem 3 linhas, devem vir destacadas do texto corrido, sem aspas. Em caso de citações em grego, deve-se utilizar fonte Unicode sem itálico e aspas; em latim, também sem itálico e sem aspas. Supressões ou interpolações devem ser indicadas entre colchetes (ex.: [...]).

7. As referências, no corpo do texto e nas notas, devem ser apresentadas no seguinte formato: (Sobrenome do autor, data, página). Em caso de mesmo autor com títulos publicados no mesmo ano, marcar diferenciação por letra (ex.: Sobrenome do autor, 1989a).

8. Os títulos de livros, artigos, teses etc., em qualquer idioma, devem trazer em maiúscula somente a inicial da primeira palavra, excetuando-se casos de nomes próprios e títulos de obras. Os subtítulos devem vir separados por ponto. Se houver título de obra mencionada, este deve vir em itálico.

9. Ao fim dos artigos, deve-se dispor as Referências, com o seguinte padrão:

Livros – SOBRENOME, Nome. Título da obra em itálico. Subtítulo em itálico. Tradução. Cidade: Editora, Ano.

Capítulos de livro – SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: ___________. Título em itálico. Subtítulo em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, Ano, p. inicial-final.

Coletâneas – SOBRENOME, Nome. Título do capítulo/texto. SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord. etc.). Título em itálico. Subtítulo em itálico. Tradução. Cidade: Editora, Ano.

Artigos em periódico – SOBRENOME, Nome. Título. Subtítulo. Título do periódico em itálico, v., n., p., Ano.

Artigos publicados em Anais – SOBRENOME, Nome. Título. Subtítulo. In: Nome do Evento, Data, Cidade. Título dos Anais em itálico. Cidade: Edição, Data, p.

Teses acadêmicas – SOBRENOME, Nome. Título e subtítulo em itálico. Tese (Doutorado em...) – Programa de Pós-Graduação em…Instituição, Cidade, Ano.

Artigos de jornal – SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Título do Jornal em itálico, dia mês ano. Caderno/Seção do Jornal, p.

10. Em textos disponíveis na Internet, acrescentar às normas acima indicadas em cada espécie de material ao final da referência: Disponível em: http://. Acesso em: dia mês abreviado ano (ex. 19 fev. 2020) ou número DOI. 

Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares, deve-se observar se as instruções dispostas em Assegurando a avaliação cega pelos pares foram seguidas. 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, tendo-se observado foco e escopo editorial de Classica. A contribuição não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor" no instante da submissão.
  • Constam do cadastro do(s) autor(es): afiliação/vínculo institucional, titulação, identificador ORCID, URL, cidade, estado, país e resumo da biografia.
  • O manuscrito contém: título no idioma do texto e em inglês (title); resumo no idioma do texto e em inglês (abstract); palavras-chave no idioma do texto e em inglês (keywords).
  • URLs (endereços da internet) foram informadas com suas referências completas quando necessário.
  • Há autorização para uso das imagens por parte do(s) autor(es).
  • O texto atende às diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do Committee on Publication Ethics (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors). COPE): texto do Código em inglês ou sua versão para o português.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega pelos pares.

Artigos

Publicação de resultados novos e consolidados de pesquisas – de 3.000 a 8.000 palavras. São acolhidos trabalhos inéditos de doutores, pós-graduandos em nível de Doutorado e mestrandos em coautoria com seus orientadores. 

Artigos de Revisão

Publicação de revisões críticas de aspectos da Antiguidade, apresentados de modo abrangente e discutidos amplamente em suas implicações – de 6.000 a 10.000 palavras. São acolhidos trabalhos inéditos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

Notas de Pesquisa

Publicação de resultado(s) parcial(is) de pesquisas individuais ou coletivas em andamento, ou de pequenos tópicos de reconhecida relevância – de 2.000 a 4.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado.

Instrumentos de Pesquisa

Apresentação e discussão de instrumentos de trabalho disponíveis, de natureza documental, material, metodológica, bibliográfica ou de informática – de 3.000 a 9.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

Ensaios Bibliográficos

Análise de conjunto das obras de um mesmo autor ou de suas obras sobre um mesmo tema – de 3.000 a 6.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

Traduções

Publicação de tradução de trechos de obras ou material epigráfico e comentários – de 600 a 2000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

Resenhas Críticas

Publicação de análise crítica de obras recentes, publicadas há menos de 2 (dois) anos – de 600 a 1.200 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado. 

Notícias Bibliográficas

Apresentação crítica e sucinta de obras publicadas nos últimos 3 (três) anos – de 450 a 900 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores, pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado. 

Depoimentos

Apresentação de entrevistas com nomes de expressão reconhecida na área de Estudos Clássicos, precedidas de texto introdutório sobre o entrevistado - 600 a 2.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.