Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Os trabalhos são publicados, preferencialmente, em português, espanhol, inglês, francês ou italiano, nas seguintes modalidades:

1. Artigos. Resultados novos e consolidados de pesquisas – de 3.000 a 8.000 palavras.

2. Artigos de revisão. Revisões críticas de aspectos da Antiguidade, apresentados de modo abrangente e discutidos nas suas implicações – de 6.000 a 10.000 palavras.

3. Notas. Discussão e análise de resultado parcial de pesquisas em andamento, ou de pequenos tópicos de reconhecida relevância – de 1.500 a 3.000 palavras.

4. Instrumentos de pesquisa. Apresentação e discussão de instrumentos de trabalho disponíveis, de natureza documental, material, metodológica, bibliográfica ou de informática – de 3.000 a 6.000 palavras.

5. Ensaios bibliográficos. Análise de conjunto das obras de um mesmo autor ou de suas obras sobre um mesmo tema – de 3.000 a 6.000 palavras.

6. Resenhas. Análise crítica de obras recentes, publicadas há menos de cinco anos – de 600 a 1.200 palavras.

7. Notícias bibliográficas. Apresentação crítica e sucinta de obras recém publicadas – de 450 a 900 palavras.

8. Traduções. Apresentação de tradução de trechos de obras ou material epigráfico e comentários – de 600 a 2000 palavras.

9. Dossiê temático. Composto de no mínimo 05 e no máximo 10 artigos inéditos sobre um tema em comum, organizado a convite do Editor. 

10. Depoimentos. Apresentação de entrevistas com nomes de expressão reconhecida na área de estudos clássicos, precedidas de texto introdutório sobre o entrevistado - 600 a 2.000 palavras.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e margens de 3 cm. Figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não em arquivos anexados. As notas de rodapé devem ter tamanho 10.

3. A obtenção de autorização para a utilização de imagens é de responsabilidade dos autores.

4. Os trabalhos devem conter título, resumo e palavras-chave no idioma do texto e em inglês ou francês. As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula.

5. Os trabalhos devem ser enviados sem referências que possam identificar os autores. Os dados sobre os autores (nome, instituição, cidade e país) devem ser enviados em documento suplementar.

6. As citações, quando ultrapassarem 3 linhas, devem vir destacadas do texto corrido, sem aspas. Em caso de citações em grego, utilizar fonte Unicode.

7. As referências, no corpo do texto e nas notas, devem ser apresentadas no seguinte formato: (Sobrenome do autor, data, página). Em caso de mesmo autor com títulos publicados no mesmo ano, marcar diferenciação por letra (Ex: Sobrenome do autor, 1989a).

8. Os títulos de livros, artigos, teses etc, em qualquer idioma, devem trazer em maiúscula somente a inicial da primeira palavra, excetuando-se casos de nomes próprios e títulos de obras. Os subtítulos devem vir separados por ponto. Se houver título de obra mencionada, este deve vir em itálico.

9. Ao fim dos artigos, deve-se dispôr as Referências, com o seguinte padrão:

Livros SOBRENOME, Nome. Título da obra em itálico. Subtítulo em itálico. Tradução. Cidade: Editora, Ano.

Capítulos de livro SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: ___________. Título em itálico. Subtítulo em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, Ano, p.

Coletâneas SOBRENOME, Nome. Título do capítulo/texto. SOBRENOME, Nome (eds.; orgs.; coords. etc.). Título em itálico. Subtítulo em itálico. Tradução. Cidade: Editora, Ano.

Artigos em periódico SOBRENOME, Nome. Título. Subtítulo. Título do periódico em itálico, v., n., p., Ano.

Artigos publicados em Anais SOBRENOME, Nome. Título. Subtítulo. In: Nome do Evento, Data, Cidade. Título dos Anais em itálico. Cidade: Edição, Data, p.

Teses acadêmicas SOBRENOME, Nome. Título e subtítulo em itálico. Tese (Doutorado em...) – Programa de Pós-Graduação em…Instituição, Cidade, Ano.

Artigos de jornal SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Título do Jornal em itálico, dia mês ano. Caderno/Seção do Jornal, p.

Textos disponíveis na Internet Às normas acima indicadas em cada espécie de material, acrescentar, ao final da referência: Disponível em< http://>. Acesso em dd/mm/aaaa.

Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O autor tem autorização para uso das imagens.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:       

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.