O sistema de notação musical na Antiguidade Clássica
uma introdução
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v34i1.957Palavras-chave:
notação musical, perspectiva histórica, Alípio, prática musical, teoria musical.Resumo
Neste texto apresento as informações básicas sobre a origem e o desenvolvimento do sistema de notação musical utilizado pelos músicos da Antiguidade greco-romana. Tomando como base os livros de West, Mathiesen e Hagel, trato da relação entre a evolução do sistema de notação e as transformações que aconteceram no que diz respeito à performance musical, mostrando que a notação surgiu a partir de um núcleo simples de símbolos e se expandiu até um sistema complexo e extenso. Desse modo, pretendo demonstrar que é importante estudar a notação musical antiga de um ponto de vista histórico para compreender seu funcionamento e sua relação com a prática e com a teoria musical.
Downloads
Referências
BELLERMANN, Friedrich. Die Tonleitern und Musiknoten der Griechen. Berlin: Verlag von Albert Förstner, 1847.
HAGEL, Stefan. Ancient Greek Music. A New Technical History. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
HAGEL, Stefan. Notation. In LYNCH, Tosca A. C.; ROCCONI, Eleonora (ed.). A Companion to Ancient Greek and Roman Music. Hoboken: Wiley Blackwell, 2020, p. 297-310.
JAN, Karl von. Musici Scriptores Graeci. Leipzig: Teubner, 1895.
MATHIESEN, Thomas. Apollo’s Lyre. Greek Music and Music Theory in Antiquity and the Middle Ages. Lincoln: University of Nebraska Press, 1999.
PÖHLMANN, Egert; WEST, Martin Litchfield. Documents of Ancient Greek Music. Oxford: Oxford University Press, 2001.
ROCHA, Roosevelt. Uma introdução à teoria musical na Antiguidade Clássica. Via Litterae, v. 1, p. 138-164, 2009. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4565/3128. Acesso em: 16 out. 2020.
WEST, Martin Litchfield. Ancient Greek music. Oxford: Clarendon, 1992.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Roosevelt Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.