A maior das maravilhas
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v5i1.547Palavras-chave:
Aristófanes, comédia ática antiga, teatro, grotesco.Resumo
A análise dos estásimos finais d’As Aves é o ponto de partida para o exame do papel da fantasia na constituição da imagem aristofânica e também para a interpretação dessa comédia como uma crítica a Atenas e aos atenienses (e não, como quer Murray, como uma comédia de escape).
Downloads
Referências
ARISTOFANE. Gli Ucelli (Le Comedie IV). Edição e notas de R. Cantarella. Milano: [s. n.], 1949.
ARISTOPHANES. Birds. Edição e comentários de Alan Sommerstein. Whiltshire: Aris & Phillips, 1987.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento (O contexto de Rabelais). Tradução por Iumna Maria Simon. São Paulo: Hucitec; UNB, 1987.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Textos escolhidos: Benjamin, Habermas, Horkheimer e Adorno. Tradução por Modesto Carone et al. São Paulo: Ed. Abril, 1983. p. 57-74.
CASCUDO, Câmara. Viu passarinho verde? In: ______. Locuções tradicionais do Brasil (Coisas que o povo diz). Belo Horizonte: Itatiaia; EDUSP, 1986.
CASEVITZ, Michel. Commentaire des Oiseaux d’Aristophane. Lyon: L’Hermes, 1978.
CHEVALIER, A.; GHEERBAND, J. Ailes. In: ______. Dictionnaire des symboles. Paris, 1973. p. 28-30.
HARTOG, François. Une rhétorique de l’alterité: la mesure du thôma. In: ______. Le mirroir d’Herodote (Essai sur la representation de l’autre). Paris: Gallimard, 1980. p.243-249.
HOFMANN, Heine. Mythos und Komödie. Hildesheim: Georg Olms, 1976.
KOCK, Theodor. Ausgewählte Komödien des Aristophanes (v. IV). Berlin: Weidmannsche Buchandlung, 1876.
McEVILLEY, T. Development in the lirics of Aristophanes. American Journal of Philology, Baltimore, v. 91, n. 4, p. 257-276, 1970.
MOULTON, Carroll. The liric of insult and abuse. In: ______. Aristophanic poetry. Göttingen: Wandehoeck und Ruprecht, 1981. p.18-47.
MURRAY, Gilbert. The plays of escape (Birds). In: ______. Aristophanes: a study. Oxford: Clarendon Press, 1933. p.135-163.
NEWIGER, Hans. Die Vögel und ihre Stellung im Gesamtwerk des Aristophanes. In: NEWIGER, Hans (Org.). Aristophanes und die Alte Komödie. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1975. p.266-292.
POLLARD, John. Birds in the Greek life and myth. London: Faber & Faber, 1977.
RECKFORD, Kenneth. Aristophanes old-and-new comedy. Chapel Hill: University of North Carolina, 1987. v.1: Six essays in perspective.
RODRIGUES, Antonio Medina. Mito e utopia em As Aves de Aristófanes. In: CARDOSO, Zelia (Org.). Mito, religião e sociedade (Atas do II Congresso Nacional de Estudos Clássicos). São Paulo: SBEC, 1991. p. 50-56.
RUCK, Carl. Hongos y filósofos. In: WASSON, Gordon (Org.). La Búsqueda de Perséfone (Los enteógenos y los orígenes de la religión). México: Fondo de Cultura Económica, 1992. p.189-226.
TAILLARDAT, Jean. Les images d’Aristophane. Paris: Les Belles Lettres, 1965.
THIERCY, Pascal. Aristophane: fiction et dramaturgie. Paris: Les Belles Lettres, 1986.
WHITMAN, Cedric. Aristophanes and the comic hero. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1964.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.