Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v33i1.904

Palavras-chave:

Alexandre, Aristóteles, estudos de recepção, cinema.

Resumo

Considerando a controversa imagem de Alexandre, o Grande, que recebemos por meio dos textos da Antiguidade, não é de se espantar que sua representação no cinema seja também muito variada e complexa. O mais antigo e menos conhecido dos filmes sobre ele é Sikandar (1941, Índia), de Sohrab Modi, obra interessante não apenas porque a personagem é vista pela perspectiva dos conquistados, mas pela presença muito significativa de Aristóteles e Roxana. Posteriormente, sua história foi levada à tela nos filmes Alexandre o Grande (1956), de Robert Rossen, e Alexandre (2004), de Oliver Stone. Meu objetivo, neste artigo, é o de analisar aspectos desses três filmes, comparativamente, com atenção às imagens de Aristóteles, a fim de compreender como a presença do filósofo é retratada e alinhada à construção da imagem do rei macedônio.

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Publicado

31-05-2020

Como Citar

Coelho, M. C. de M. N. (2020). Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 33(1), 245–276. https://doi.org/10.24277/classica.v33i1.904

Edição

Seção

Segunda parte. A recepção da figura de Alexandre e a refiguração da Antiguidade Clássica