A súplica do aedo Fêmio para não ser degolado (Odisseia 22, 342-53)

Autores

  • Teodoro Rennó Assunção Professor Associado de língua e literatura grega, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. https://orcid.org/0000-0003-3349-0643

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v32i2.882

Palavras-chave:

súplica, aedo Fêmio, "para não ser degolado", Odisseia, autodídaktos.

Resumo

Este artigo é uma tentativa (ou ensaio) de uma interpretação mais detida e precisa, por meio da tradução e principalmente do comentário detalhado, do texto grego da súplica do aedo Fêmio para não ser degolado por Odisseu na Odisseia (22, 342-53), levando em conta não apenas um entendimento vocabular e sintático adequado do texto desta súplica em sua básica função discursiva ou retórica, mas também a sua interpretação “literária”, social e religiosa no contexto da Odisseia (mais especificamente) e da Ilíada, com uma atenção particular à palavra autodídaktos (“autodidata” ou “espontâneo”), cuja ocorrência aqui é a única (um hápax) em Homero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes primárias

AESCHYLUS. Agamemnon. Edited with Introduction and Commentary by J. D. Denniston and D. L. Page. Oxford: Oxford University Press, 1986. First Edition, 1957.

DINDORF, W. (ed.). Scholia Graeca in Homeri Odysseam. Oxonii: E Typographeo Academico, 1855. t. 2.

ESCHYLE. Agamemnon, Les Choéphores, Les Euménides. Texte établi et traduit par Paul Mazon. Paris: Les Belles Lettres, 1983. 1ère édition, 1925.

ÉSQUILO. Orestéia I: Agamêmnon. Estudo e tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2004.

HOMERI OPERA tomus IV – Odysseae XIII-XXIV. Edited by Thomas W. Allen. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press, 1919.

HOMERI Odyssea. Recognouit Helmut van Thiel. Hildesheim: Olms, 1991.

HOMERI Odyssea. Recognouit Peter von der Mühll. Basel: Helbing & Lichtenhahn, 1962. Erste Auflage, 1940.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Frederico Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2003.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Christian Werner. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Fontes secundárias

AMEIS, K. F.; HENZE, C. Homers Odyssee – für den Schulgebrauch erklärt – Zweiter Band, Zweites Heft, Gesang XIX-XXIV. Leipzig: Teubner, 1911.

BAILLY, M. A. Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette, 1967.

BOWIE, E. L. 1. Lies, Fiction and Slander in Early Greek Poetry. In: GILL C.; WISERMAN T. P. (org.). Lies and Fiction in the Ancient World. Austin: University of Texas Press, 1993, p. 1-37.

BRANDÃO, J. L. 3. Cantores. In: ______. Antiga Musa (arqueologia da ficção). Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005, p. 51-73.

BRILLANTE, C. Il cantore e la Musa nell’epica greca arcaica. Rudiae, v. 4, p. 5-37, 1992.

CHANTRAINE, P. La structure de la phrase complexe et la parataxe. In: ______.Grammaire homérique II: Syntaxe. Paris: Klincksieck, 1981, p. 351-364. 1ère édition, 1953.

CHANTRAINE, P. Dictionnaire étymologique de la langue grecque 3-4. Paris: Klincksieck, 1984. 1ère édition, 1968.

CUNLIFFE, R. J. A Lexicon of the Homeric Dialect. Norman: University of Oklahoma Press, 1988. First Edition, 1924.

DENNISTON, J. D. The Greek Particles. Oxford: Oxford University Press, 1954. First Edition, 1934.

DETIENNE, M. II. La mémoire du poète. In: ______. Les maîtres de verité dans la Grèce archaïque. Paris: François Maspero, 1981, p. 9-27. 1ère édition, 1967.

DOUGHERTY, C. Phemius’ Last Stand: The Impact of Occasion on Tradition in the Odyssey. Oral Tradition, v. 6, n. 1, p. 93-103, 1991.

EBELING, H. Lexicon Homericum. Hildesheim: Georg Olms Verlag, 1987. 1. Auflage, 1885.

FERNÁNDEZ-GALIANO, M. A Commentary on Homer’s Odyssey. Oxford: Oxford University Press, 1992, v. 3, p. 129-310.

de JONG, I. A Narratological Commentary on the Odyssey. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

KEARNS, E. The Return of Odysseus: A Homeric Theoxeny. Classical Quarterly v. 32, p. 2-8, 1982.

LESKY, A. Göttliche und menschliche Motivation im homerischen Epos. Sitzungsberichte der Heidelberger Akademie der Wissenschaften, Phil. hist. kl., v. 4, p. 1-52, 1961.

LIDDELL, H. G.; SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1977. First Edition, 1843.

MAEHLER, H. The Singer in the Odyssey. In: de JONG, Irene (org.). Homer: Critical Assessments. London: Routledge, 1999. v. 4, p. 6-20.

MURRAY, P. Poetic Inspiration in Early Greece. Journal of Hellenic Studies, v. 101, p. 87-100, 1982.

OLSON, S. D. 10. The Return of the God. In: ______. Blood & Iron: Stories & Storytelling in Homer’s Odyssey. Leiden: Brill, 1995, p. 205-223.

PIZZOCARO, M. Il canto nuovo di Femio. Le origini dell’epos storico. Quaderni Urbinati di Cultura Classica, v. 61, p. 7-33, 1999.

PUCCI, P. 21. Phemius and the Beginning of the Odyssey. In: ______. Odysseus Polutropos: Intertextual Readings in the Odyssey and the Iliad. Ithaca: Cornell University Press, 1987, p. 228-235.

SEGAL, C. 6. Bard and Audience in Homer. In: ______. Singers, Heroes and Gods in the Odyssey. Ithaca: Cornell University Press, 1994, p. 113-141.

STANFORD, W. S. Commentary on the Odyssey of Homer. 2nd ed. London: St. Martin’s Press, 1958. v. 2.

THALMANN, W. G. 4. The poets on their art, I: The performance of hexameter poetry. In: ______. Conventions of Form and Thought in Early Greek Epic Poetry. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1984, p. 113-133.

WHEELER, G. Sing, Muse…: The Introit from Homer to Apollonius. Classical Quarterly, v. 52, n. 1, p. 33-49, 2002.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Assunção, T. R. (2019). A súplica do aedo Fêmio para não ser degolado (Odisseia 22, 342-53). Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 32(2), 317–355. https://doi.org/10.24277/classica.v32i2.882

Edição

Seção

Dossiê Poesia Hexamétrica Grega Arcaica