O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores

Antonio Orlando O. Dourado-Lopes

Resumo


Quando aparece na Ilíada, Helena já não está mais envolvida eroticamente com Páris, aceitando deitar-se com ele apenas porque Afrodite a obriga. Se, por um lado, o comportamento de Helena parece colocar em questão o erotismo de sua relação com Páris, por outro o poeta afirmará em Ilíada 24, 30 que foi a ‘lascívia feminina’ (makhlosýnē) lançada por Afrodite que causou a união com Páris, consequentemente levando a tantas mortes. Como o termo ‘makhlosý’ não aparece nenhuma outra vez nos poemas homéricos, alguns comentadores antigos colocaram em dúvida a autenticidade da passagem, que introduziria segundo eles uma compreensão da relação erótica estranha à Ilíada como um todo. Todavia, o esclarecimento do termo em um escólio da Ilíada a partir da referência ao fragmento hesiódico 132 M-W (= fr. 81 Most) traz novos elementos para sua interpretação.

Palavras-chave


Makhlosýnē; erotismo; Ilíada; Hesíodo; Afrodite.

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DOI: https://doi.org/10.24277/classica.v32i2.881

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