Namoro e liberdade amorosa no Ocidente grego segundo a iconografia dos vasos italiotas (séc. V-IV a.C.)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v33i2.870

Palavras-chave:

Erótica heterossexual, liberdade amorosa, iconografia, Magna Grécia, Taranto, Apúlia.

Resumo

Entre o último terço do século V e as primeiras décadas do século III a.C., desenvolveu-se no sudeste da Itália uma importante indústria cerâmica. Os chamados “vasos italiotas”, de tradição grega, foram produzidos inicialmente nas cidades gregas da costa do Mar Jônico (Metaponto, Tarento) e, a partir de meados do séc. IV, também nos núcleos urbanos indígenas mais desenvolvidos (e.g. Canosa, Ruvo). As cenas de namoro heterossexual, raramente representadas na iconografia ática, evoluem na pintura dos vasos ápulos para cenas de intensas carícias entre os amantes, expressas por meio de uma linguagem visual erótica muito rica, em que noivo e noiva estão muito próximos fisicamente, incluindo abraços e beijos. Essa nova erótica resulta de um ambiente repleto de trocas culturais, que caracteriza o mundo colonial grego.

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Biografia do Autor

Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisador CNPq PQ1 em Arqueologia Histórica, Professor Titular do Departamento de História, UFPel. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, UFPel; Programa de Pós-Graduação em História, UFPel; Pesquisador Fundação Humboldt - Alemanha; Pesquisador associado ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada - UFRJ, no âmbito do Programa Institucional de Pós-Doutorado.

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

Vergara Cerqueira, F. (2020). Namoro e liberdade amorosa no Ocidente grego segundo a iconografia dos vasos italiotas (séc. V-IV a.C.). Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 33(2), 29–60. https://doi.org/10.24277/classica.v33i2.870

Edição

Seção

Artigos