Retóricas de la teatralidad en Plauto y Terencio

Beatriz Rabaza, Aldo Pricco, Dario Maiorana, Liliana Perez

Resumo


As diferenças entre a literatura dramática de Plauto e aquela de Terêncio têm sido tratadas, e resultam óbvias muitas das referências dessa possível dicotomia que se constrói partindo do traço comum do efeito cômico. No entanto, nesse trabalho intentamos dar conta das mencionadas divergências, de uma perspectiva de inserção com uma mesma prática: a Retórica. As duas teatralidades, baseadas em um mesmo programa retórico, caracterizam uma relação entre ostentação e evidência-recepção distinta e precisa: enquanto em Plauto os processos empáticos próprios do discurso dramático fazem impacto no corpo social e seu dinamismo, nos textos terencianos os mesmos processos tendem a postular uma poética particular, uma revalorização do trabalho do escritor (poeta).

 

 


Palavras-chave


Retórica teatral; Plauto; Terêncio; público; recepção; discurso social; poética.

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DOI: https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.820

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