Máscaras acústicas e dimensões sonoras do Teatro grego antigo

Autores

  • Thanos Vovolis Dramatic Institute

DOI:

https://doi.org/10.14195/2176-6436_25_9

Palavras-chave:

Teatro grego antigo, Máscaras acústicas cênicas, Theatron, Propopon, Catarse

Resumo

É impossível imaginar o antigo teatro grego sem o recurso da máscara, seja na tragédia, comédia ou dramas satíricos. Todas as formas teatrais desenvolvidas em Atenas durante os séculos VI e V a.C foram formas de drama com máscaras. A máscara foi um elemento orgânico nessa forma nova chamada 'teatro' pois era o meio por excelência para
materialização do Outro, e participava na criação do espaço
de cena como lugar de diálogo entre o Eu e o Outro. Ainda,
a organicidade da máscara se revelava em sua conexão estreita entre a aparência da rosto e gritos lancinantes encontrados nos textos dramáticos e que ecoram na acústica dos teatro. A questão acústica estava presente em todos os aspectos do antigo teatro grego, e foi um modo de se intensi?car a participação da audiência por meio da ampliação de sua experiência acústico-visual e sinestésica.

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Biografia do Autor

  • Thanos Vovolis, Dramatic Institute

    Professor visitante no Dramatic Institute, Estocolmo, Suécia.

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Publicado

2012-07-04

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Vovolis, T. (2012). Máscaras acústicas e dimensões sonoras do Teatro grego antigo. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 25(1/2), 149-174. https://doi.org/10.14195/2176-6436_25_9