El simil de Teocrito XIII, 61-65
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.818Resumo
Entre os versos 61 e 65 do Idílio XIII de Teócrito, encontra-se um símile onde o poeta faz uma comparação entre Héracles e um leão. O que aparentemente se quer mostrar é a correspondência entre o leão audaz e valente e o herói. Mas, por outro lado, uma detalhada análise textual dos segmentos constitutivos do símile e sua relação com o contexto permitem observar que a construção do símile encobre uma aparente falta de lógica que somente pode ser clarificada da perspetiva da distância irônica.
Downloads
Referências
FRIEDRICH, Rainer. On the compositional use of similes in the Odyssey. American Journal of Philology, Baltimore, v. 102-2, 1981.
GARSON, R. W. Formal aspects of theocritean comparisions. Classica Philology, Chicago, v. LXVIII, n. 1, 1973.
KIRK, G. S. Los poemas de Homero. Buenos Aires: Paidós, 1962.
LEVY, Rachel. The oriental origin of Herkles. Journal of Hellenistic Studies, Londres, v. LIV, n. 1, 1934.
PRETAGOSTINI, Roberto. La strutura compositiva dei carmi teocritei. Quaderni Urbinati di Cultura Classica, Roma, v. 34, 1980.
ROIG, Arturo. Similogia y Ecología en Homero. Revista de Estudios Clásicos, Mendoza, v. 111, 1948.
ROSSI, L. Enrico. L’Ila di Teocrito, epistola poetica ed epillio. Studi Cataudella, Univ. de Catania, v. 11, 1972.
SEGAL, Charles. Death by water: a narrativa pattern in Theocritus. Hermes, Wiesbaden, v. 102, n. 1, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.