A irreverência poética de Arquílogo
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.810Palavras-chave:
Literatura grega, lírica arcaica, elegia.Resumo
Pretende-se demonstrar que a poesia de Arquíloco de Paros, embora se revele herdeira da tradição poética anterior e apresente muitos aspectos comuns com a floração poética da Grécia arcaica, dela se distancia na medida em que não elege como principal eixo temático a celebração dos grandes feitos divinos e humanos. Um novo fazer poético instaura-se, então: ao épainos substitui o psógos, que além de expressão do vitupério, abrange também o campo semântico do geloíon, conforme propõe Bakhtin. Analisam-se, à guisa de exemplo, os fragmentos 101W, 114W, 125W e 133W.
Downloads
Referências
ARISTOTE. Poétique. Texte établi et trad. G. Hardy. 2. ed. Paris: Les Belles Lettres, 1952.
ARISTOTE. Rhétorique. Texte établi et trad. Médéric Dufour. 3ème tirage. Paris: Les Belles Lettres, 1967. 3 v.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas de poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense, 1981.
BAKHTIN, Mikhail. Récit et roman. In: ______. Esthétique et théorie du roman. Trad. Daria Olivier. Paris: Gallimard, 1978.
BONNARD, André. Arquíloco, poeta e cidadão. In: ______. Civilização grega, da Ilíada ao Pártenon. Trad. José Saramago. Lisboa: Estudios Cor, [s/d.]. p. 93-111.
ENTRETIENS SUR L’ANTIQUITÉ CLASSIQUE, tome X. Genève: Fondation Hardt, 1964.
GALLAVOTII, Carlo. Archiloco. La parola del passato, v. 11, p. 130-153, 1949.
GENTILI, Bruno. Poesia e pubblico nella Grecia Antica. Roma: Editori Laterza, 1984.
HOMÈRE. Iliade. Texte établi et trad. Paul Mazon. 4. ed. Paris: Les Belles Lettres, 1957.
HOMÈRE. L’Odysée. Texte établi et trad. Victor Bérard. Paris: Les Belles Lettres, 1956.
IAMBI ET ELEGI GRAECI ANTE ALEXANDRUM CANTATI. 2nd. ed. Edit M. L West. London: Oxford University Press, 1989.
WEST, Martin L. Studies in Greek Elegy and Iambus. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 1974.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.