Ouvir e dançar ritmos: Experimentos com metros da tragédia grega
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_25_8Palavras-chave:
Metro, Ritmo, Estudos do som, Tragédia Grega, ÉsquiloResumo
Neste artigo são apresentadas algumas possibilidades de usos das informações métricas de um texto dramático ateniense. Após a escansão métrica, estes dados são transformados em a1rquivos de som. Em seguida, os arquivos de som são reinterpretados por dançarinos. Assim, do texto para o corpo pode-se acompanhar aspectos da complexidade da performance dos textos trágicos. O exemplo aqui estudado é o párodos de As Suplicantes, de Ésquilo.Downloads
Referências
BERRY, W. Structural Functions in Music. Toronto: Dover, 1987.
BLADES, J. Percussion Instruments and their History. Westport, Connecticut: The Bold Strumer, 2005.
BUNDRICK, S. Music and Image in Classical Athens. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
Di GIGLIO, A. Gli Strumenti a percussione nella Grecia antica. Firenze: Le Càriti Editore, 2009.
DUFFY, Waitt: GORMAN-MURRAY, Gibson, C. Bodily Rhythms: COrporeal Capacities to Engage with Festival Spaces. Emotion, Space and Society, v. 4, p. 17-24, 2011.
KAIMIO, M. Characterization of Sound in Early Greek Literature. Helsinki: Societas Scientarum Fennica, 1977.
KARTOMI, M. On Concepts and Classifications of Musical Instruments. Chicago: The University of Chicago Press, 1990.
KARTOMI, M. The Classification of Musical Instruments: Changing Trends in Research from the Late Nineteenth Century, with Special Reference to the 1900s. Ethomusicology, v. 45, p. 283-314, 2001.
MOTA, M. A dramaturgia musical de Ésquilo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
MOTA, M. Genealogias da dança. Revista Eixo, v. 1, p. 28-43, 2012.
MOTA, M. Metro e representação: geração de arquivos sonoros e midi a partir de textos da tragédia grega. In: Anais 7o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Brasília, 2011. 254-266.
MOTA, M.; NEPOMUCENO, C. Dança, metro e música: geração de arquivos sonoros de textos da tragédia grega. In: ROCHA, C.; MEDEIROS, M. B.; VENTURELLI, Suzete (Org.). Art. Arte e Tecnologia. Modus Operandi Universal. 1 ed. Brasília: PPG-Arte UnB, 2012.
OLSEN, D. Note on ‘Corpophone’. Newsletter of Society for Ethnomusicology, v. 20, 1980.
PEARSON, L. Aristoxenus: Elementa rhythmica. Oxford: Oxford University Press, 1990.
ROSENMEYER, T. The Art of Aeschylus. Berkeley; Los Angeles; London: University of California Press, 1982.
WEST, M. L Ancient Greek Music. Oxford: Clarendon Press, 1994.
WOLF, C. Crossing of Experimental Music and Greek Tragedy. In: BROWN, P.; OGRAJENSK, S. (Ed.). Ancient Drama in Music for the Modern Stage. Oxford: Oxford University Press, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.