As relações Imperador / Guarda Pretoriana na obra de Herodiano
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.775Palavras-chave:
História Romana, Guarda Pretoriana, Herodiano.Resumo
Neste trabalho, procuramos analisar as relações estabelecidas entre os Imperadores Romanos, a Guarda Pretoriana e seus respectivos Prefeitos do Pretório, de Marco Aurélio aos Gordianos. Utilisamos a obra ds Herodiano: “História do Império Romano depois de Marco Aurélio”, onde o autor fornece informações interessantes para a reflexão sobre algumas questões relativas à passagem do II para o III século d. C., como as crises ligadas à sucessão imperial, o relacionamento das Coortes Pretorianas com as legiões estacionadas nas fronteiras e as Coortes Urbanas, e os poderes delegados pelos governantes aos seus Prefeitos.
Downloads
Referências
ALFÖLDY, G. A História Social de Roma. Lisboa: Presença, 1989.
CIZEK, E. Mentalités et Institutions Politiques Romaines. Paris: Fayard, 1990.
DAREMBERG, Ch.; SAGLIO, M. E. Dictionnaire des Antiquités Gecques et Romaines. Paris: Hachette, [s.d.].
DURRY, M. Les Cohortes Prétoriennes. Paris: E. de Boccard, 1938.
GAGÉ, J. Les Classes Sociales dans l’Empire Romain. Paris: Payot, 1964.
HERODIANO. Historia del Imperio Romano después de Marco Aurelio. Traducción y notas por Juan J. Torres Esbarranch. Madrid: Gredos, 1985.
HÉRODDIEN. Histoire de l’Empire Romain après Marc-Aurèle. Traduit et Comenté par Denis Roques. Paris: Les Belles Lettres, 1990.
HOMO, L. Les lnstitutions Politiques Romaines. Paris: Albin Michel, 1927.
HOWE, L. L. The Pretorian Prefect from Commodus to Diocletian. Chicago: University of Chicago Press, 1942.
JACQUES, F.; SCHEID, J. Rome et l’Intégration de l’Empire. Paris: PUF, 1990.
LE GALL, J.; LE GLAY, M. L’Empire Romain. Paris: PUF, 1989.
PASSERINI, A. Le Coorte Pretorie. Roma: Angelo Signorelli, 1939.
TURCAN, R. Vivre à la Cour des Césars. Paris: Les Belles Lettres, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.