A viagem de Caronte ao mundo dos vivos: descobertas e revelações
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.771Palavras-chave:
citação, apropriação, paráfrase, estilização.Resumo
O estudo das citações homéricas presentes no diálogo Caronte ou Os observadores, de Luciano de Samósata, mostra que a força da poesia homérica atua para além do plano humano, seduzindo até mesmo divindades de diferentes estatutos, como Caronte e Hermes. Muito mais que ornamento do discurso, as citações bem como os modos pelos quais esses interlocutores se apropriam do discurso homérico·refletem as diferentes intenções que governam suas respectivas falas.
Downloads
Referências
ANDERSON, G. Patterns in Lucian’s Quotations. Bulletin of the Institute of Classical Studies of the University of London, London, v. XXV, p. 97-100, 1978.
BOMPAIRE, J. Lucien Écrivain. Imitation et Création. Paris: E. de Boccard, 1958.
HOUSEHOLDER JR., F. W. Literary Quotation and Allusion in Lucian. New York: King’s Crown Press, 1941.
LUCIANI. Contemplantes. In: Opera, tomus II, by M. O. Macleod. New York: Oxford University Press, 1974.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.