O conceito de sistema nas teorias da linguagem da Índia Antiga
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.760Palavras-chave:
sistema, lingüística indiana, gramática de Panini.Resumo
Buscar o conceito de sistema nas teorias da linguagem da Índia clássica certamente implica em encontrar, na lingüística indiana, doutrinas que testemunham um pensamento científico desenvolvido e que se aproximam das teorias da lingüística moderna. Partindo-se, aqui, da definição de Saussure de que a língua é um sistema, princípio discutido e ampliado, por exemplo, por Hjelmslev e Coseriu, é passível afirmar que, já na obra de Panini (séc. V a. C.) – na qual se encontram as fontes técnicas da gramática sânscrita plenamente desenvolvidas e cujos sutra são o fundamento de vasta literatura gramatical –, a descrição que se apresenta é a de um sistema no qual os fatos e os fenômenos se configuram como partes solidárias e interdependentes, em que cada elemento tem um valor por oposição a outro e, acima de tudo, de um sistema aberto a inúmeras variações.
Downloads
Referências
COSERIU, E. Sincronia, diacronia e história. Trad. Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro; São Paulo: Perspectiva; EDUSP, 1979.
DVIVEDI, H. P. Studies in Panini. Delhi: Inter-India Publications, 1978.
HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma da linguagem. Trad. J. Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1975.
MEILLET, A. Linguistique hístorique et linguistique générale, II. Paris: Librairie C. Klincksieck, 1938.
MIAZZI, M. L F. Conceitos básicos de Saussure. In: Introdução à lingüística românica. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1972. cap. VII.
PANINI. Astadhyayi. Trad. Sumitra M. Katre. Delhi: Motilal Banarsidass, 1989.
RUEGG, D. S. Contributions à l’histoire de la philosophie linguistique. Paris: Ed. de Boccard, 1959.
SAÜSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral. 2. ed. Org. Charles Bally e Albert Sechehaye. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1970.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.