A sintaxe de Apolonio Discolo
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.757Palavras-chave:
Sintaxe, Apolônio Díscolo, História da Gramática.Resumo
Apolônio Díscolo tem um papel importante na história das ideias gramaticais, especialmente no campo da sintaxe. Com intenção declarada de empreender uma obra de sistematização completa dos fatos gramaticais da língua grega, Apolônio inaugura a análise das funções, centrando-se na propriedade de dos significados· que a oração completa tem. Defendendo o princípio do paralelismo, Apolônio Díscolo parte da oração como domínio da sintaxe, mas considera, afinal, que a sintaxe abarca todos os níveis, pois constitui o conjunto de regras que regem a síntese dos elementos, em todos os estratos. Assim, a obra de Apolônio Díscolo, mesmo investigando fatos particulares de uma língua, nunca perde de vista o sistema, e busca, em última análise, a depreensão de princípios gerais.
Downloads
Referências
BEKKER, I. Anecdota graeca. Graz: Akademische Oruck u. Verlagssanstalt, 1965.
EGGER, E. Apollonius Dyscole. Éssai sur l'histoire des théories grammaticales dans l'antiquité. Paris: Auguste Durant, 1854.
KEIL, H. (ed.) Grammatici Latini. Leipzig: B. C. Teubner, 1857-1870.
NEVES, M. H. M. A vertente grega da gramática tradicional. São Paulo: Hucitec; Ed. Universidade de Brasília; Fapesp, 1987.
SCHNEIDER, R.; UHLIG, G. Grammatici graeci. Leipzig: Teubner, 1867-1910.
UHLIG, G. Dyonisii Thracis Ars Grammatica. Leipzig: Teubner, 1883.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.