Uma história arrepiante no Satíricon
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.755Resumo
Na Cena Trimalchionis (LXI - LXII) Nicerote é a personagem que, com grande desembaraço, anima o banquete narrando uma “história de lobisomem”, pretensamente verídica. Nicerote, cauteloso em decorrência de um certo receio que tem dos scholastici – gente estudada – presentes na festa, manifesta uma atitude cuidadosa e precisa em sua narração, mas graças à sua habilidade assume um tom entre jocoso e irreverente. Com isso, a narração se dá num clima de ludicidade humorística conscientemente elaborado pelo narrador e reforçado por uma convenção que estabelece com os ouvintes: a história terá um estatuto (“fingido”) de veracidade e seriedade, com o qual todos se divertem. A forma e o tom da narração, a criação do suspense e da malícia, o emprego das comparações, dos dados espaciais e temporais, o aproveitamento dos recursos fônicos, tudo isso o Autor maneja com maestria para oferecer ao leitor uma personagem de vínculos profundos com a cultura popular: o contador de histórias.
Downloads
Referências
AQUATI, Claudio. Cena Trimalchionis: estudo e tradução. 1991. Dissertação (Mestrado) - FFLCH-USP, São Paulo, 1991.
ERNOUT, Alfred; MEILLET, Antoine. Dictionaire etymologique de la langue latine. 4. ed. Paris: C. Klincksieck, 1985.
GUÉRIOS, Rosário F. Mansur. Dicionário etimológico de nomes e sobrenomes. São Paulo: Ave Maria, 1981.
MELLO, José Guimarães. Humor romano: O Satíricon. 1985 Tese (Doutorado) - FFlCH-USP, São Paulo, 1985.
PARATORE, Ettore. Il Satiricon di Petronio. Firenze: Felice le Monnier, 1933.
PETRÓNE. Le Satiricon. Texte établi et traduit par Alfred Ernout. 3. ed. Paris: Les Belles Lettres, 1950.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.