Os ouvidos atentos de César (Sat; 11, I de Horácio)
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.752Palavras-chave:
Sátira, Horácio, César, Crítica, Augusto.Resumo
Durante um certo tempo, no período compreendido entre a batalha de Filipos, em 42 a. C. e a batalha de Ácio em 31 a. C., época final da política em Roma, de República para Império, a sátira foi um gênero adequado para a criação poética de Horácio, uma vez que permitia a crítica de como se modificavam os interesses dos romanos ao longo desse processo.
Downloads
Referências
ANDERSON, W. S. Essays on Roman Satire. Princeton: Princeton University Press, 1982.
CORTÉS, R. Teoría de la Sátira. Cáceres: Universidad de Extremadura, 1986.
DOBLHOFER, E. Horaz und Augustus. Aufstieg und Niedergang der Rdmischen Welt, Berlin, v. 31, n. 3, p. 1922-1986, 1981.
FRAENKEL, E. Horace. Oxford: Clarendon Press, 1957.
FRYE, N. Anatomia da Crítica. Tradução de Péricles E. da S. Ramos. São Paulo: Cultrix. 1957.
HERING, W. Form und inhalt in der fruehaugusteischen Poesie. Aufstieg und Níedergang der Rdmíschen Welt, Berlin, v. 30, n. 1, p. 181-253, 1982.
HORACE. Satires. Texte établi et traduit par F. Villeneuve. Paris: Les Belles Lettres, 1962.
KEILU, H. Grammatici Latini. Diomedes. v. I. Upsiae: In aedibus B. G. Teubner, 1857.
LaFLEUR, R. A. Horace and Onomasti Komoedein. The Law of Satire. Aufstieg und Niedergang der Römischen Welt, Berlin, v. 31, n. 3, p. 1790-1826, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.