A ironia, a retórica antiga e a retórica francesa
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v7i0.679Palavras-chave:
ironia, retórica clássica, retórica francesa, persuasão.Resumo
Este artigo postula que pesquisas atuais sobre a ironia não devem deixar de lado as concepções que os Antigos clássicos tinham sobre a questão. Na primeira parte da exposição é rapidamente examinada a noção de ironia segundo Platão, que vai inspirar as reflexões da retórica clássica, mais precisamente Aristóteles, Cícero e Quintiliano, cujas idéias constituem a base dos estudos clássicos franceses; na segunda parte são feitas considerações sobre a visão da ironia oferecida por três tratados de retórica franceses (séculos XVII, XVIII e XIX); na terceira parte, é enfocado o "renascimento" da retórica na França e a idéia central do fenômeno irônico.
Downloads
Referências
ALLEMAN, B. De I'ironie en tant que principe littéraire. Poétique n. 36, p. 385-398, 1978.
ARISTOTE. Rhétorique. Tome III. Paris: C.U.F. G. Budé, 1960. (Collection "Les Belles Lettres”)
CICERON. De l'Orateu: Livre II. Paris: C.U.F. G. Bude, 1959. (Collection "Les Belles Lettres”)
LAMY, B. La Rhétorique ou l’art de penser. Livre II. Paris: Pralard, 1676.
DU MARSAIS. Traité des tropes. Paris: Le Nouveau Commerce, 1730/1977.
FONTANIER, P. Les figures du discours. Paris: Flammarion, 1827/1977.
LE GUERN, M. Éléments pour une histoire de la notion d’ironie. In: L’Ironie - Linguistique et Semiologie, n 2. Paris: Presses Universitaires de Lyon, 1978. p.47-59.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L.Traité de l’argumentation - La nouvelle rhétorique. Bruxelles: Ed. de I'Univ. de Bruxelles, 1958/1976.
QUINTILIEN. Institution Oratoire. Livres VIII et IX. Paris: C.U.F. G. Budé, 1978. (Collection "Les Belles Lettres")
PLATON. Oeuvres complètes. Paris: C.U.F. G. Budé, 1955. Tome III. (Collection "Les Belles Lettres”)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.