Humanismo y universalidad en El teatro de Terencio

Autores

  • José Riquelme Otálora Departamento de Ciências de Ia Antigüedad Area de Filología Latina Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Zaragoza (Espana)

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v7i0.676

Palavras-chave:

Terêncio, técnicas de caracterização moral, humanismo, tradição clássica.

Resumo

A comédia romana com cerca de uma dezena de tipos convencionais pode ser considerada como um reflexo da história social e econômica do mundo clássico, não recolhida ou sistematizada por historiadores antigos. Os dois grandes comediógrafos que escreveram em língua latina conferem, porém, um tratamento completamente diferente a essas personagens convencionais; tratamento consoante com o caráter e finalidade da obra de cada um deles: enquanto Plauto se propõe divertir sua audiência, Terêncio se empenha em remodelar os mais delicados sentimentos da alma humana. Este trabalho pretende analisar e esclarecer os procedimentos técnicos dos quais se serve o segundo dramaturgo para humanizar ao máximo as situações do seu teatro. O relevante das observações que fazemos consiste, em nossa opinião, em ter estabelecido as bases explicativas das influências terencianas na tradição clássica da posterior dramaturgia européia, não só medieval e renancentista, como também moderna e contemporânea.

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Publicado

05-12-1995

Como Citar

Otálora, J. R. (1995). Humanismo y universalidad en El teatro de Terencio. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 7, 259–269. https://doi.org/10.24277/classica.v7i0.676

Edição

Seção

Outros temas sobre a Antiguidade Clássica