A tecelã de intrigas
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v5i1.545Palavras-chave:
Safo, Afrodite, lírica grega, literatura grega, Grécia.Resumo
Como um moribundo, a Poetisa dirige-se à divindade e reza: σύμμαχος έσσο. Este grito de desespero invoca, não somente a aliada, palavra de certo modo abstrata, mas também, e sobretudo, aquele (aquela) que assiste alguém em um combate, e convida-nos a reler um poema de Safo (mais conhecido sob o nome de Ode a Afrodite) através da trama do léxico dos combates: presa na tessitura do canto, Afrodite avança, no campo de batalha, ao lado do enamorado.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Éthique de Nicomaque (trad. de Jean Voilquin). Paris: Garnier, [s./d.]
AUBRETON, R. Introdução a Homero. São Paulo: Difel; Edusp, 1968.
BONNARD, A. A civilização grega. Trad. José Saramago. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
BOWIE, A. M. The poetic dialect of Sappho and Alcaeus. 1979. Tese (Doutorado) – Cambridge University, Cambridge, 1979.
BOWRA, C. M. Greek lyric poetry. Oxford: Clarendon, 1961.
DIONÍSIOS DE HALICARNASSO. The critical essays. (bilíngue). Trad. Stephan Usher. London: The Loeb Classical Library, 1985. 2 v.
DIONÍSIOS DE HALICARNASSO. The roman antiquities. (bilíngue). Trad. Stephan Usher. London: The Loeb Classical Library, 1968. 7 v.
EURÍPIDES. Hipólito, in Euripides IV. (bilíngue). Trad. A. S. Way. London: The Loeb Classical Library, 1980.
FRÄNKEL, H. Early Greek poetry and philosophy. Oxford: Basil Blackwell, 1975.
GARRETT, A. Ode a Venus. In: HADDAD, J. A. Safo: Lírica. São Paulo: Edições Cultura, 1942. p. 19-20.
HADDAD, J. A. Safo: Lírica. São Paulo: Edições Cultura, 1942.
HINO HOMÉRICO A AFRODITE. In: The homeric hymns and homerica. (bilíngue). Trad. Evelyn-White. London: The Loeb Classical Library, 1959. p. 406-427.
HOMERO. Iliade. Texto estab. e trad. por Paul Mazon. Paris: Les Belles Lettres, 1949. 4 v.
HOMERO. Odysste Trad. Mario Meunier. Paris: Albin Michel, 1961.
HOMERO. The Odyssey. (bilíngue). Trad. A. T. Murray. London: The Loeb Classical Library, 1945. 2 v.
JAEGER, W. El origen de la doctrina de la divinidad del alma. In: ______. La teologia de los primeros filósofos griegos. Trad. José Gaos. México: Fondo de Cultura Económica, 1982. p. 77-92.
LOBEL, E. ΣΑΠΦΟΥΣ MEΛH. The fragments of the lyrical poems of Sapho. Oxford: Clarendon, 1925.
LOBEL, E.; PAGE. D. Poetarum lesbiorum fragmenta. Oxford: Clarendon, 1955.
NIETZSCHE, F. O andarilho e sua sombra. In: ______. Obras Incompletas. Trad. e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Col. Os Pensadores).
PAGE, D. Sapho and Alcaeus. Oxford: Clarendon, 1961.
PÍNDARO. Odas. Trad. e notas de Ipandro Acaico. México: S.E.P., 1984.
PÍNDARO. The Odes. (bilíngue) Trad. Sir John Sandys. London: The Loeb Classical Library, 1957.
PÍNDARO. Oeuvres complètes. Biléngue. Trad. J. P. Savignac. Paris: Editions de la Difference, 1990.
POUND, E. A arte da poesia. Trad. Heloísa Lima e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix; Edusp. 1976.
TAYLOR, A. E. El pensamiento de Sócrates. Trad. Mateo Hernandez Barroso. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.