Marília de Dirceu / Amaryllidos Dircaei
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v9i9/10.524Palavras-chave:
Paralelo, Epitheta ornantia, Processos anafóricos, Clássico.Resumo
Amaryllidos Dircaei aliquot selecta Lyrica, subtítulo de Musa Latina (1868, 1887) de Antônio de Castro Lopes, traz, ad usum scholamm Brasiliensium, 25 Liras de Marília de Dirceu em hexâmetros (21) e dísticos elegíacos (4) latinos de boa qualidade. Pretende-se, aqui, estabelecer um paralelo entre as versões de Gonzaga e Castro Lopes: estilo mais classicizante deste, a suprimir perífrases e epitheta onzantia, tão de gosto neoclássico; gosto de ambos pelas figurae elocutionis, com destaque para processos anafóricos e hiperbáticos. Atende-se ao objetivo do Archivum Generale Poetarum Latinorum Brasiliensium de divulgar a Literatura Brasileira de Expressão Latina.
Downloads
Referências
BORTOLAN7A, J. Corpus da poesia latina de Antônio de Castro Lopes. 1994. Tese (Doutorado) - UNESP, Assis, 1994. 4 v.
ERNOUT, A.; THOMAS, F. Syntaxe Latine. Paris: Klincksieck, 1951.
GONZAGA, T. A: Marília de Dirceu e mais poesias. Pref. e notas de M. R. Lapa. 3. ed. Lisboa: Sá da Costa, 1961.
LAUSBERG, H. Elementos de Retórica Literária. 2. ed. Lisboa: Gulbenkian, 1972.
MAROUZEAU, J. Traité de Stylistqiue Latine. 2. ed. Paris: Les Belles Lettres, 1946.
RUBIO, L. Introducción a la Sintaxis Estructural del Latin. 3. ed. Barcelona: Ariel, 1989.
TAVARES, H. Teoria Literária. 4. ed. Belo Horizonte: Bernardo Alvares, 1969.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.