Michelangelo e o Laooconte

Autores

  • Maria Cristina Louro Berbara Departamento de História Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v9i9/10.523

Palavras-chave:

Laocoonte, Michelangelo, Renascimento, Roma.

Resumo

A exumação do Laocoonte vaticano em 1506 provocou um enorme impacto na cultura artística romano-florentina do século XVI. O grupo escultórico tornou-se um exemplum para os artistas do período, notadamente para Michelângelo. O artista florentino utilizou o modelo laocoontiano em seu desenho para Vittoria Colonna representando uma Crucificação; este desenho, por sua vez, determinaria um novo padrão de representação de Cristo na cruz a partir de meados do século XVI, e durante todo o século XVII.

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Publicado

1997-12-19

Edição

Seção

Classicismo e Modernidade

Como Citar

Berbara, M. C. L. (1997). Michelangelo e o Laooconte. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 9(9/10), 197-223. https://doi.org/10.24277/classica.v9i9/10.523