Hiérocles, o adivinho: uma visita do sublime ao grotesco
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v9i9/10.520Palavras-chave:
Hiérocles, sublime, grotesco, comédia.Resumo
Considerando que o discurso cômico e caracterizado pela liberdade, este trabalho visa refletir sobre os meios que Aristófanes encontrou para colocar o signo linguístico livre no agón da peça, cujos caracteres são Trigeu, o protagonista cômico, e Hiérocles, o advinho. Observamos que, ainda que o adivinho parece de forma caricatural, seu discurso mantém conotações enigmáticas, mesmo quando parecem sem sentido. A repetição do discurso de Trigeu leva à dissipação dessas conotações, ressaltando que, neste ponto, o signo linguístico está livre, mas os significantes são mantidos com várias significações, considerando que os falantes são antagonistas.
Downloads
Referências
ARISTOPHANE. La paix. Texte établi par Victor Coulon et traduit par H. Van Dalle. Paris: Les Belles Lettres, 1952.
BOGATYREV, Petr. Os signos do teatro. In: BOGATYREV, P. et al. O signo teatral. Rio de Janeiro: Globo, s/d. p. 15-32.
CARRIÈRE, J. Stylistique Grecque pratique. Paris: Klincsieck, 1968.
CEBE, Jean-Pierre. La caricature et la parodie, dans le monde romain antique des origines à Juuenal. Paris: E. de Boccard, 1966.
ISSACHAROFF, Michael. Le spetacle du discours. Paris: José Conti, 1985.
KRIS, Ernest. O cômico. In: ______. Psicanálise da arte. Trad. Marcelo Corção. São Paulo: Brasiliense, 1968. p. 133-178.
THIERCY, Pascal. Aristophane: fiction et dramaturgie. Paris: Les Belles Lettres, 1986.
ULLMANN, Stephen. Semântica. Coimbra: Calouste Gulbenkian, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.