Oralidad y escritura en el corpus lírico de Horacio
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.496Palavras-chave:
Estratégias, vocativos, exortações, interrogações, tempo, oposições.Resumo
O presente trabalho propõe uma incursão pelos traços específicos de oralidade e pelos procedimentos pontuais de escrita nas Odes e Epodos de Horácio. Uma vez estabelecidos os conceitos de oralidade e de escrita, com os quais se realiza a referida incursão, passa-se ao exame das principais estratégias do autor em ambos os campos: vocativos, marcas de primeira e segunda pessoas do discurso, interrogações, exortações e atitudes combinadas, jogos de exemplos e apotegmas, para a oralidade; linhas temáticas condutoras (particularmente o tempo) e jogo de oposições como procedimento unificador, para a escrita. Como aspecto essencial e fator de unidade estética, a música, apenas deduzível a partir da métrica, mas presente na palavra e no verso. As conclusões apontam para o estreito vínculo que, com fins expressivos, se estabelece entre tais estratégias.
Downloads
Referências
CARRUBBA, R. The structure of Horace, Odes, I 3: a propempticon for Virgil. American Journal of Philology CV 2, 1984, 166-173.
DE WITT, N. Epicurean doctrine in Horace. Classical Philology XXXIV 2,1939, 127-134.
ELDER, J. Horace, C. I,3. American Joumal of Philology LXXIII, 1952, 140-158.
FRASCHINI, A. El juego de oposiciones como procedimiento de base en la escritura horaciana. Anales de Filología Clásica XIV, 1996, 98-148.
FRASCHINI, A. El tiempo: punto de convergencia de la temática horaciana. Anales de Filología Clásica XI, 1986, 63-100.
FRASCHINI, A. El vino de Horacio. Letras XI-XII, 1984-1985, 68-89.
MORITZ, L. Some "central" thoughts on Horace, Odes. Classical Quarterly XVIII, 1968, 116-131.
PEROZIM, J. Tempo e espaco em Horácio. Solos 30, 1980, 1-22.
PORTER, D. The recurrent motifs of Horace, Carrnina IV. Harvard Studies in Classical Philology LXXIX, 1975, 189-228.
REAGAN, C. Horace, Carmen II 10: the use of oxymoron as a thematic statement. Rivista di Studi Classici XVIII 2, 1970, 177 185.
TOLL, H. Unity in the Odes of Horace. Phoenix 9, 1955, 160 ss.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.