Raptos de Europa: para uma percepção imagética da passagem do mito ao lógos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.478

Palavras-chave:

Mito, imagem, história, lógos, Heródoto.

Resumo

Levantamos a hipótese de que a historiografia e outras formas de narrativa logográfica desenvolvem-se a partir de investigações e interpretações das imagens veiculadas oralmente pelos mitos. Desenvolvemos e exemplificamos esta hipótese a partir da comparação entre a versão historiográfica de Heródoto e a versão de um poema lírico de estilo anacreôntico, que contam um mesmo acontecimento: o rapto da princesa Europa. A comparação é conduzida pela análise da forma como uma mesma imagem pode provocar diferentes interpretações igualmente coerentes, segundo o contexto de significação. Para extrair a imagem essencial a partir da qual são construídas as versões, e usado o método ideogrâmico de construção poética. Concluímos que as imagens míticas precedem as versões históricas e que elas são mais próximas da percepção dos fatos, até quando são fabulosas demais.

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Biografia do Autor

Fernando Santoro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Filosofia, UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Filosofia, UFRJ

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Publicado

01-12-2001

Como Citar

Santoro, F. (2001). Raptos de Europa: para uma percepção imagética da passagem do mito ao lógos. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 13(13/14), 109–121. https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.478

Edição

Seção

Artigos