Música e culto religioso. Estudo do acompanhamento musical das procissões atenienses conforme o testemunho dos textos antigos e da cerâmica ática tardo-arcaica e clássica
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.444Palavras-chave:
Grécia Clássica, música, religião, iconografiaResumo
A música era um elemento constitutivo do ritual grego, desempenhando um importante papel, tanto cerimonial quanto místico. Estudamos o acompanhamento musical das procissões, enfocando o caso ateniense, testemunhado pelo registro da iconografia da cerâmica ática, referente ao mundo de Atenas dos séculos VI e V a.C. A documentação iconográfica é compreendida em um contexto mais amplo da religiosidade grega, estabelecendo-se comparações, com base nos textos antigos, com outras regiões e outros períodos da Antiguidade Clássica.
Downloads
Referências
ATHANASSAKIS, Apostolos N. Music and ritual in primitive Eleusis. Platon, 28, 1970, p. 86-104.
BÉLIS, Annie. Musique et transe dans le cortège dionisyaque. Cahiers du GITA 4, 1986, p. 9-29.
BÉLIS, Annie. Les musiciens dans l'Antiquité. Paris: Hachette, 1999.
BÖHER, Elke. Der Schaukelmahler. Kerameus 4, Mainz: Verlag Philipp von Zabem, 1982, p. 50, n. 132, pr. 136-7.
BUNDRICK, Sherarny Deanna. Expression of harmony: Representation of female musicians in fifth-century athenian vase painting. (Dissertação) Michigan: UM1 - Dissertation Service, 2000 (1998).
DUCHESNE-GUILLEMIN, Marcelle. Restituition d'une harpe minoenne e le problème de la SAMBUKH. AntCl 37, 1968, p. 5 sq.
FURTWÄNGLER-REICHHOLD. Griechische Vasenmalerei. Munique, 1932,III.
GHIRON-BISTAGNE, P. Recherches sur les acteurs dans la Grèce antique. Paris: Les Belles-Lettres, 1976, p. 296.
HALDANE, J. A. Musical instruments in Greek worship. Greece and Rome, 13, 1966, p. 98-107.
HENDERSON, Isabel. Ancient Greek music. In: New Oxford History of Music, I: Ancient and Oriental Music, 1957.
LANDELS, J. G. Ship-shape and Sambuca-Fashion. JHS 86, 1966, p. 69 sq.
LEHNSTAEDT, K. Prozessionsdarstellungen auf attischen Vasen. Dissertação, Munique, 1970.
NILSSON, M. P. Die eleusinischen Gottheiten. In: Opuscula Selecta, vol. 11, Lund, 1952.
NORDQUIST, G. "Instrumental music in representations of Greek cult.". In:: Kernos, Supl. 1 (HÄGG, Robin. The iconography for Greek cult in the archaic and classical periods. Proceedings of the First International Seminar on Ancient Greek Cult. Organized by the Swedish Institute at Athens and the European Cultural Centre of Delphi), 1992.
NORDQUIST, G. "The salpínx in Greek cult". AHLBACK, Tore. (ed.) Dance, music, art and religion. Based on papers read at the Symposion on Dance, Music and Art in Religions Held at Abo, Finland, on the 16th-18th August 1994, Abo/Estocolmo: 1994, p. 241-56.
NORDQUIST, G. "Some notes on musicians in Greek cult", p. 81-93 (separata sem referências).
ROTROFF, Susan. The Partenon frieze and the sacrifice to Athena. AJA 81, 1977, p. 379-82.
SACHS, Kurt. The history of the musical instruments. Nova Iorque, 1949, p. 44-5.
SARIAN, Haiganuch. "A expressão imagética do mito e da religião nos vasos gregos e de tradição grega". In: BRANDÃO, Jacyntho Lins & PINTO, Neiva Ferreira. (Org.) Cultura Clássica em Debate. Estudos de Arqueologia, História, Filosofia, Literatura e Lingüística
greco-romana. Anais do I Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Belo Horizonte: UFMG/ CNPq/ SBEC, 1987, p. 19-25, fig. 5.
SEVINÇ, N. A new sarcophagus of Polyxena from the Salvage Excavations at Gumusçay. Studia Troica 6, 1996, p. 260 e 259.
SIMON, Erika. Öpfernde Götter. Berlin: Verlag Gebr. Mann, 1953.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.