Édipo e Perseu na iconografia clássica
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.443Palavras-chave:
Édipo, Perseu, iconografia, mitos, pintura cerâmica, monstrosResumo
Neste artigo, o autor faz uma comparação entre a iconografia de Édipo e a de Perseu, focalizando um aspecto da narrativa pictórica que permite a correlação entre os mitos desses heróis: um contraste visível na maneira como eles confrontam seus adversários (a esfinge, em um caso, e no outro, a Górgona). No que toca a Édipo e sua inimiga, um dos mais constantes elementos da representação, na pintura cerâmica, é uma espécie de duelo visual entre os dois, cifra do repto enigmático. No que tange a Perseu, em sua luta com a Górgona, os artistas dão destaque ao modo como o herói evita a contemplação da adversária. O autor procura explorar o significado deste contraste que aproxima de modo inesperado duas séries míticas, e chama a atenção para a importância da mitopoiese iconográfica.
Downloads
Referências
BEAZLEY, J. D. Attic black figure vase painters. Oxford: Clarendon Press, 1956.
CALAME, C. "Vision, blindness and mask: the radicalization of the emotions in Sophocles' Oedipus Rex". In M. S. Silk (ed.). Tragedy and the tragic. Oxford: Clarendon Press, 1996, p. 18-37.
DEMISCH, H. Die Sphynx. Geschichte ihrer Darstellung von der Anfängenbis zu Gegenwart. Stuttgart: Urachhaus, 1977.
DESSENE, A. Le sphynx. étude iconographique. Bibliothèque des Écoles Francaises d'Athènes et de Rome, CLXXXVI. Paris: Boccard, 1957.
FRONTISI-DUCROUT, F. Du masque au visage. Paris: Flammarion, 1995.
HERBIG, R. Sphynx. RE III A, 2, p. 703-1749, 1929.
KRAUSKOPF, I. Oedipus. LIMC, VII, p. 1- 15, 1994.
MORET, J.-M. Oedipe, la sphynx et les thébains. Essai de mythologie iconographique. Institut Suisse de Rome, 1984.
PIPILI, M. Nereus. LIMC, Vol VI, 1 p. 826.
SIMON, E. Das Satyrspiel Sphynx des Aischylos. Heidelberg: Carl Winters. Universitäts verlag, 1981.
TRINDADE SERRA, O. J. O reinado de Édipo. Tese de Doutorado. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/ FFLCH- USP, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.