A máscara e o poder: a tragédia latina no período imperial
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v17i17/18.395Palavras-chave:
Tragédia latina, Sêneca, teatro e poder, De clementia.Resumo
Figura de grande importância na política e nas letras, Sêneca discutiu os atributos ideais do imperador em seu tratado De clementia e pôs em realce as figuras de governantes nas tragédias que escreveu. Nessas peças, impregnadas do pensamento estóico, sugeriu as qualidades que eles devem ter para o pleno exercício do mando e mostrou que a violência dos tiranos é muitas vezes causa de catástrofes.Downloads
Referências
BOVIS, A. La sagesse de Sénèque. Paris: Aubier, 1948.
BRAREN, I. Introdução ao Tratado De Clementia. In: SENECA; SALÚSTIO. Tratado De Clementia. Intr. Trad. e notas de I Barren. A conjuração de Catilina; A guerra de Jugurta. Intr. e trad. A. S. Mendonça. Petrópolis: Vozes, 1990.
BRAREN, I. Da clemência de Sêneca. 1985. Dissertação (Mestrado) – USP, São Paulo, 1985.
CARDOSO. Z. A. A construção de As troianas, de Sêneca. 1976. Tese (Doutorado) - USP, São Paulo, 1976.
CARDOSO. Z. A. Política e poder nas obras de Sêneca. Phoinix, ano 9, p. 360-379, 2003.
GRIMAL.P. Sénèque ou La conscience de l’Empire. Paris: Les Belles Lettres, 1979.
HERRMANN, L. Le théâtre de Sénèque. Paris: Les Belles Lettres, 1924.
LABARBE, J. L’apparition de la notion de tyrannie dans la Grèce archaïque. L’Antiquité Classique, Tome XL, 2éme fasc., p. 471-504, 1971.
MANGAS MAJARRÉS. J. Sêneca o el poder de La cultura. Madrid: Editorial Debate, 2001.
SÊNECA, L. A. As troianas / Troades. Intr. trad. e notas de Z. A. Cardoso. São Paulo: Hucitec, 1997.
SUÉTONE. Vie des douze Césars. Texte ét. et trad. par H. Ailloud. Paris: Les Belles Lettres, 1954.
TACITE. Annales. Éd. et trad. De P. Wuilleumier. Paris: Les Belles Lettres, 1975.
WALTZ, R. La vie de Sénèque. Paris: Perrin, 1909.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.