The Transmission of Greek Music

Autores

  • Martin L. West All Souls College Oxford OX1 4AL, England

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v17i17/18.391

Palavras-chave:

Música grega, notação musical grega, Mesomedes, Eurípides, Timoteu, papiros.

Resumo

O presente trabalho investiga como a música grega foi transmitida de uma geração a outra. Uma pequena parte da transmissão escrita está documentada, mas é evidente que os textos dramáticos e líricos eram copiados normalmente sem notação musical, e para autores anteriores a Eurípides as partituras podem nunca ter existido. O conhecimento que os musicólogos têm da música antiga deve ter-se embasado na tradição performática existente entre amadores e profissionais. Os sistemas de notação parecem ser invenção do século V. Eram conhecidos e usados apenas por especialistas e eram desconhecidos por muitos compositores de música. Textos com notação não faziam parte da tradição textual corrente e seguiam suas próprias convenções formais. Eram geralmente antologias usadas pelos recitalistas e tiveram pouca importância na transmissão dos textos famosos no decorrer dos séculos. Apenas a música de Mesomedes e as peças instrumentais de Bellermann sobreviveram na Idade Média, por certo porque foram adotadas como parte do repertório didático.

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Publicado

2005-12-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

West, M. L. (2005). The Transmission of Greek Music. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 17(17/18), 155-163. https://doi.org/10.24277/classica.v17i17/18.391