Expressão dramática do tema "viagem": A Ifigênia entre os Tauros de Eurípides
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v17i17/18.390Palavras-chave:
Viagem, peças romanescas de Eurípides, bárbaro.Resumo
O tema viagem, na literatura grega, definiu a sua convenção desde cedo, através do paradigma de Ulisses na Odisseia. Foi a aventura do herói de Ítaca que estabeleceu as condições permanentes do motivo: tempo e lugar, caracterização do herói e companheiros, ideais de determinação e coragem envolvidos, perigos a enfrentar, conquista do objectivo final e happy end. A celebridade desta estrutura impôs-se nos diversos géneros que a literatura grega posterior conheceu. E mesmo se as exigências que colocava se adequavam com alguma dificuldade à cena teatral, a verdade é que lhe não faltou popularidade entre trágicos e cómicos. É à Ifigénia entre os Tauros que este artigo dedica a sua atenção, como exemplo bem sucedido da vitalidade teatral do tema.Downloads
Referências
BRULÉ, P. La fille d’Athènes. Paris: Les Belles Lettres, 1987.
CROPP, M. J. Euripides. Iphigeneia in Tauris. Warminster: Aris & Phillips, 2000.
HALL, E. Inventing the barbarian. Greek self de-finition through tragedy. Oxford: Clarendon Press, 1989.
HARTIGAN, K. Y. Salvation via deceit: a new look at the Iphigeneia at Tauris. Eranos, v. 84, p. 119-125, 1986.
HENRICHS, A. Human sacrifice in Greek religion: three case studies. In: RUDHARDT, J.; REVERDIN, O. (Ed.). Le sacrifice dans l’Antiquité. Entretiens de la Fondation Hardt. Geneva: Vandœuvres, 1981. v. 27, p. 195-235.
LLOYD-JONES, H. Arternis and Iphigeneia. Journal of Hellenic Studies, Cambridage, v. 103, p. 87-102, 1983.
SANSONE, D. The sacrifice-motif in Euripides IT. TAPA- Transactions of the American Philological Association, v. 105, p. 283-295, 1975.
SILVA, M. Fátima. Elementos visuais e pictóricos na tragédia de Eurípides. Humanitas, v. 37-38, p. 9-86, 1986.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.