Luto e comida no último canto da Ilíada
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v17i17/18.380Palavras-chave:
Luto, comida, canto XXIV, Ilíada.Resumo
Este breve artigo tenta investigar - a partir dos exemplos de Aquiles e de Príamo no canto de conclusão da Ilíada - a relação negativa entre o luto (como comportamento que mimetiza o morto) e a comida que, assim como o sono e o sexo, satisfaz temporariamente uma necessidade orgânica elementar e sinaliza, desta maneira, a reintegração (pelo modo socializante do banquete) do enlutado à esfera dos vivos e a uma economia da vida humana mortal. Como exemplos desta relação entre luto e comida são comentados também o mito dos jarros de Zeus e o mito de Níobe, contados por Aquiles, para consolar e tentar reintegrar o enlutado Príamo à imediata continuação da vida.Downloads
Referências
CHANTRAINE, P. Dictionnaire étymologique de la langue grecque 1-2. Paris: Klincksieck, 1983.
CHANTRAINE, P. Dictionnaire étymologique de la langue grecque 3-4. Paris: Klincksieck, 1984.
CLARKE, W. M. Achilles and Patroclus in Love. Hermes, v. 106, Heft 3, p. 387, 1978.
DENNISTON, J. The Greek Particles. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1954.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Tradução de Marilene Carone. Novos Estudos CEBRAP, v. 32, p. 130-142, mar. 1992.
KAKRIDIS, J. H. Homeric Researches. Lund: C. W. Gleerup, 1949.
LANG, M. Reverberation and mythology in the lliad. In: RUBINO, C. A.; SCHELRNERDINE, C. W. (Ed.). Approaches to Homer. Austin: University of Texas Press, 1983.
McLEOD, C. W. (Ed.). Iliad Book XXIV. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
MONRO, David B.; ALLEN, Thomas W. Homeri Opera tomus II. 17th ed. Oxford: Oxford University Press, 1988.
PUCCI, P. Ulysse polutropos: Lectures intenextuelles de l’Iliade et de l’Odyssée. Trad. Jeannine Routier-Pucci. Lille: Septentrion, 1995.
RICHARDSON, N. The Iliad: A Commentary Volume VI: books 21-24. General Editor G. S. Kirk. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
SVENBRO, J. La parole et le marbre: Aux origines de la poétique grecque. Lund: Studentlitteratur, 1976.
WILLCOCK, M. M. Mythological paradeigma in the lliad. Classical Quarterly, v. 14, p. 142, 1964.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.