Sobre a metapoesia em Propércio e na poesia erótica romana: o poeta rufião

Paulo Martins

Resumo


Este artigo tem a preocupação de mapear a construção das  personae poéticas na poesia erótica romana, entre final da República e o início do Principado, a fim de redimensionar alguns aspectos sobre o "jogo poético" que orienta programaticamente esse tipo de poesia entre a realidade e a ficção. Assim observo, de um lado, aspectos denotativos ou referenciais dessas personae poéticas – masculinas e femininas –, resgatando sua uitae modus ou sua maneira de ser, além do ambiente decoroso, adequado a essa forma mentis, a essa maneira de pensar e de agir. De outro lado, procuro revelar como estas mesmas personae devem e podem ser lidas conotativa ou poeticamente, isto é, entendidas como tropos. Dessa forma, se associamos esse aspecto das personagens poéticas àquela imagem referencial ou contextual, não só podemos ter clareza sobre o "jogo poético" a que está sujeita a recepção de poesia erótica do referido período, como também esse mesmo jogo, fronteiriço por excelência, referencia uma leitura metapoética.


Palavras-chave


Poesia erótica romana; elegia; metapoesia; devassidão; prostituta; rufião

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