Apresentação do Dossiê
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v26i2.265Resumo
Este dossiê reúne textos apresentados, em sua maioria, durante o XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e no decorrer do I Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos – O Futuro do Passado, que aconteceu em julho de 2013, em Brasília/Distrito Federal. O dossiê contém quatro artigos e um ensaio, lido em uma palestra, ao qual segue anexo um comentário de seu moderador. Três dos artigos são frutos do painel proposto e organizado, durante o XIX Congresso, pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (NEAM/FALE/UFMG), do qual sou membro. No painel, intitulado “Recepção da cultura greco-romana no cinema, no teatro e na literatura”, foram apresentados textos de autoria de professores da área de língua e literatura gregas, que trabalham na Argentina, nos Estados Unidos e na Polônia: Claudia Fernández (Universidade de La Plata), Eric Dugdale (Gustavus Adolphus College) e Ewa Skwara (Adam-Mickiewicz University), respectivamente. Quanto ao ensaio, trata-se do texto do cineasta português João Canijo, em cuja obra se destaca a adaptação de tragédias gregas para o cinema. O ensaio é seguido do comentário de Christian Werner (Universidade de São Paulo), tradutor e professor de língua e literatura gregas. O quarto artigo, de minha autoria, apesar de ter sido resultado, em parte, de uma palestra que apresentei em outro momento (no VI Colóquio Filosofia e Ficção – Phantasia e Phantasmas), foi, pela proximidade com o tema do painel que coordenei nesse XIX Congresso, inserido neste dossiê.Downloads
Referências
HARDWICK, L.; STRAY, C. Y. Introduction: Making Connections. In: HARDWICK, L.; STRAY, C. Y. (Ed.). A Companion to Classical Receptions. Maldem: Blackwell Publishing, 2008. p. 1-10.
PORTER, J. Reception Studies: Future Prospects. In: HARDWICK, L.; STRAY, C. Y. (Ed.). A Companion to Classical Receptions. Maldem: Blackwell Publishing, 2008. p. 469-481.
SCHEIN, S. ‘Our debt to Greece and Rome’: Canon, Class and Ideology. In: HARDWICK, L.; STRAY, C.Y. (Ed.). A Companion to Classical Receptions. Maldem: Blackwell Publishing, 2008. p. 75-85.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.