O suplício de cupido em comentário e tradução

Autores

  • Reina Marisol Troca Pereira Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v28i1.251

Palavras-chave:

Eros/Cupido, crucificação, amor, sonho

Resumo

O presente artigo apresenta dois momentos distintos. Primeiramente, regista-se um comentário sumário sobre o opúsculo de Ausónio intitulado Cupido Cruciatur. Nessa ocasião verificam-se aspectos de uma obra na confluência de dois credos, com particular destaque para elementos como a crucificação, a religião, valores, figuras e símbolos. Comporta, de igual modo, uma tradução do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reina Marisol Troca Pereira, Universidade da Beira Interior

Doutoramento em Letras (Linguística), pela Universidade da Beira Interior, 2003; 2º Doutoramento (Literatura Grega), pela Universidade de Coimbra; Mestrado em Literaturas Clássicas, Universidade de Coimbra, 2000; Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa, Universidade de Coimbra, 1997; Professora Auxiliar, com vínculo, na Universidade da Beira Interior (leccionação de disciplinas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, no âmbito da Cultura Clássica, Literatura, Teoria da Literatura e Linguística); Directora do Curso de Mestrado em Estudos Ibéricos; membro do Centro de Investigação de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra; traduções publicadas (grego-português, latim-português) e artigos; Pós-Doutoramento (Literatura e Cultura Latina e Humanista) em curso (Universidade de Coimbra).

Downloads

Publicado

08-07-2015

Como Citar

Troca Pereira, R. M. (2015). O suplício de cupido em comentário e tradução. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 28(1), 205–213. https://doi.org/10.24277/classica.v28i1.251

Edição

Seção

Artigos