O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides

Autores

  • Wilson Alves Ribeiro Jr. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v28i2.239

Palavras-chave:

Eurípides, tragédia, engano, teatro grego, Medeia, Helena, encenação, performance, metateatro.

Resumo

Nas tragédias de Eurípides com plano e fuga (i.e. Medeia, Ifigênia em Táuris, Helena e Orestes), enganos são preparados e executados em cena pelos personagens como performances dentro da própria performance trágica. A análise dos principais elementos dessas enganosas cenas sugere que o planejamento, os recursos retóricos e a atuação dos atores equiparam o enganador a um diretor-encenador que atua em sua própria peça, enquanto o papel do enganado pode ser melhor descrito como o de uma audiência moderna que, ao contrário da plateia grega, em geral não faz ideia do que está realmente acontecendo naquele momento. Passagens típicas da Medeia e da Helena são discutidas no artigo.

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Biografia do Autor

Wilson Alves Ribeiro Jr., Universidade de São Paulo

Médico graduado pela USP em 1979. Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo", USP / CNPq / SBEC.

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

Ribeiro Jr., W. A. (2015). O engano em cena: ’Medeia’ e ’Helena’, duas tragédias de plano e fuga de Eurípides. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 28(2), 7–13. https://doi.org/10.24277/classica.v28i2.239

Edição

Seção

Artigos