O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v28i2.239Palavras-chave:
Eurípides, tragédia, engano, teatro grego, Medeia, Helena, encenação, performance, metateatro.Resumo
Nas tragédias de Eurípides com plano e fuga (i.e. Medeia, Ifigênia em Táuris, Helena e Orestes), enganos são preparados e executados em cena pelos personagens como performances dentro da própria performance trágica. A análise dos principais elementos dessas enganosas cenas sugere que o planejamento, os recursos retóricos e a atuação dos atores equiparam o enganador a um diretor-encenador que atua em sua própria peça, enquanto o papel do enganado pode ser melhor descrito como o de uma audiência moderna que, ao contrário da plateia grega, em geral não faz ideia do que está realmente acontecendo naquele momento. Passagens típicas da Medeia e da Helena são discutidas no artigo.Downloads
Referências
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