“Joelhos ao pó”: o imaginário da morte na tradição grega

Autores

  • Carlinda Fragale Pate Nuñez Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v15i15/16.227

Palavras-chave:

Morte, imaginário antigo, Laocoonte, Pérgamo (Altar de), Tanatologia

Resumo

O confronto entre uma das cenas decorativas do altar de Pérgamo e a famosa estátuac de Laocoonte permite demonstrar que a morte integra aspectos paradoxais, no imaginário da Antiguidade. A correlação entre tais objetos artísticos e textos literários tematizados pela morte evidencia o que se poderia denominar uma “poética da morte”, que põe em evidência: 1) a percepção da morte como poiésis no que diz respeito às propriedades estéticas e catárticas que tanto a poesia quanto a morte consignam, na mentalidade antiga; 2) a reciclagem do ut pictura poesis horaciano, nos termos de uma ut pictura mortis poesis. Sob esta perspectiva, o confronto entre artes plásticas e poesia torna privilegiadamente legíveis alguns dos paradoxos inscritos na mímesis da morte e em sua semiose.

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Biografia do Autor

  • Carlinda Fragale Pate Nuñez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade Santa Úrsula

Referências

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Publicado

2003-11-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nuñez, C. F. P. (2003). “Joelhos ao pó”: o imaginário da morte na tradição grega. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 15(15/16), 41-49. https://doi.org/10.24277/classica.v15i15/16.227