O epigrama Sim.21 FGE e a Colunata Colorida
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_22-1_8Palavras-chave:
Simônides de Ceos, 21 FGE, Colunata Colorida, Batalha de Maratona, epigramas das Guerras Médicas, epigrafiaResumo
No artigo que se segue, pretendo revisitar a controversa questão da transmissão, natureza e função do epigrama 21 fgE, atribuído a Simônides de Ceos, que celebra a vitória dos atenienses sobre o exército persa em Maratona, no ano de 490 a.C. Por meio de uma revisão histórica da crítica pretérita, tanto antiga quanto moderna, é minha intenção defender a hipótese, proposta pela primeira vez por Leake e Goettling, de modo independente, no século XIX, de que o epigrama seria uma inscrição genuína destinada a acompanhar a pintura da referida batalha exposta nos painéis que faziam parte da assim chamada Colunata Colorida (Stoa Poikíl?) em Atenas.Downloads
Referências
AMMERMAN, A. J. The Eridanos Valley and the Athenian Agora. American Journal of Archeology, v. 100, n. 4, 1996.
BAKKER, E. J. Pragmatics: Speech and Text. In: BAKKER, E. J. (Ed.). A Companion to the Ancient Greek Language. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010.
BLASS, F. Lycurgus. Berlin: Teubner, 1899.
BROSE, R. de. Os fragmentos atenienses de Simônides: Um estudo das fontes epigráficas anteriores a 480 a.C. 2008. Dissertação (Mestrado), FFLCH/USP, São Paulo, 2008.
CARSON, A. Writing on the World: Simonides, Exactitude and Paul Celan. Arion, v. 4, n. 2, p. 1-26, 1996.
HARRISON, E. B. The South Frieze of the Nike Temple and the Marathon Painting in the Painted Stoa. American Journal of Archeology, v, 76, n. 4, p. 353-378, 1972.
JACOBY, F. Some Athenian Epigrams from the Persian Wars. Hesperia, v. 14, n. 3, p. 157-211, 1945.
KOWERSKI, L. M. Simonides on the Persian Wars: A Study of the Elegic Verses of the New Simonides. New York; London: Routledge, 2005.
LEAKE, W. M. The Topography of Athens and the Demi. London: Gilbert and Rivington, 1841. v. 1.
MERITT, L. S. The Stoa Poikile. Hesperia, v. 39, n. 4, p. 233-264, 1970.
OLIVER, J. H. Horoi as reserved áreas. Greek, Roman and Bizantine Studies, v. 4, p. 141-143, 1963.
PAGE, D. L. (Ed.). Further Greek Epigrams. Oxford: Oxford University Press, 1981.
PETROVIC, A. Kommentar zu den Simonideischen Versinschriften. Leiden: Brill, 2007.
RAUBITSCHECK, A. E. Two Monuments Erected after the Victory of Marathon. American Journal of Philology, v. 44, n. 1, p. 53-59, 1940.
ROBERTSON, N. The City Center of Archaic Athens. Hesperia, v. 67, n. 3, p. 283-302, 1998.
SHEAR Jr., T. L. Excavations on the Athenian Agora. Hesperia, v. 42, n. 2, 1971. [42.4, 1972].
SHEAR, T. L. Excavations on the Athenian Agora. American Journal of Archeology, v. 39, n. 2, p. 173-181, 1935.
SHEAR, T. L. The Agora Excavations. American Journal of Archeology, v. 39, n. 4, p. 437-447, 1935.
SIDER, D. The New Simonides and the Question of Historical Elegy. American Journal of Philology, v. 127, n. 3, p.327-346, 2006.
TAYLOR, J. G. Oinoe and the Painted Stoa: Ancient and Modern Misunderstandings? American Journal of Philology, v. 119, n. 2, p. 223-243, 1998.
THOMAS, R. Literacy and Orality in Ancient Greece. Cambridge: CUP, 1992.
THOMPSON, H. A. Excavations in the Athenian Agora. Hesperia, v. 19, n. 4, p. 327-337, 1949.
VANDERPOOL, E. A Monument to the Battle of Marathon. Hesperia, v. 35, n. 2, p. 93-106, 1966.
WURMS, C. Commentarius in Dinarchi orationes tres. Nuremberg: Bauer & Raspe, 1827.
WYCHERLEY, R. E. The Painted Stoa. Sapiens Bracatis Inlita Medis Porticus. Persius, 3.53-54. Phoenix, v. 7, n. 1, p. 20-35, 1953.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.