O lírico e a poética
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_21-1_9Palavras-chave:
Lírico, Poética, derivação métrica, Césio Basso, poesia.Resumo
Este texto é uma versão revista e ampliada de uma comunicação apresentada no XVI Congresso Nacional de Estudos Clássicos, promovido pela SBEC, em 2007. Neste trabalho são apresentadas algumas considerações sobre a teoria da derivação métrica, com a qual se travou contato na pesquisa realizada no mestrado, com a tradução da Ars metrica de Césio Basso. Recentemente, ao se retomar este assunto, ele foi relacionado aos teóricos da Poética Clássica, como uma possibilidade para esclarecer a natureza metricamente múltipla da lírica antiga.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Prefácio M. H. R. Pereira. Tradução A. M. Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2008.
DANGEL, J. (Org.). Le poète architecte: Arts métriques et Art poétique latins. Paris; Sterling (Virginia): Louvain; Peeters, 2001.
LONGINO. Do sublime. Trad. Filomena Hirata. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
STAIGER, E. Conceitos Fundamentais da Poética. 3. ed. Trad. Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 1997.
TEIXEIRA, F. D. Os Fragmenta de Césio Basso: leitura crítica e tradução anotada. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – UNESP, Araraquara, 2005.
TRINGALI, D. A Arte Poética de Horácio. São Paulo: Musa, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.