Evocados ou não, estarão presentes os deuses indianos no Ocidente?
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_21-2_7Palavras-chave:
Deus, yoga, politeísmo, tantrismo, discurso.Resumo
Esse artigo propõe algumas reflexões sobre a complexa rede de relações culturais que se estabeleceu a partir das práticas contemporâneas de yoga nas civilizações monoteístas. Percorrendo três momentos discursivos da tradição conhecida genericamente como yoga, observamos a importância do conceito de deus nessa tradição, para então investigar como é a penetração da perspectiva indiana desse conceito em cenários monoteístas. De fundamental importância para tais reflexões é o conceito de “negociação cultural”1, que busca apreender, no intercâmbio de duas culturas, a assimilação e a ressignificação dos elementos que são emprestados nas influências recíprocas.Downloads
Referências
CHAKRABARTI, Kunal. Religious Process. The Purāṇas and the Making of a Regional Tradition. Delhi: Oxford University Press, 2001.
BHANDARKAR, Ramakrishna G. Vaiṣṇavism, Śaivism and Minor Religious Systems. Delhi: Munshiram Manoharlal, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.