Ex ORIENTE INDIA (“Tanto bate até que se fura”)
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_21-2_3Palavras-chave:
Fócio, Biblioteca, relações entre a Grécia e a índia Antiga, a construção do Oriente na literatura ocidental.Resumo
O artigo tem por objetivo rastrear as informações relativas à índia Antiga, constantes na Biblioteca, de Fócio, e recolhidas por esse autor a partir da leitura das obras de Filóstrato de Lemnos, Teofilato, Ctésias de Cnido, Arriano, Eudócia, Damáscio, Himério, Agatárquides de Cnido e Teodoreto. Retomam-se também as fontes que citam os encontros de Sócrates e de Alexandre com filósofos indianos. O artigo inclui uma amostragem do texto de Fócio, com a indicação de fatos diversos pertinentes à índia.Downloads
Referências
CANFORA, Luciano. Em busca da memória. Entrevista a Mário Vitor Santos. Suplemento MAIS!, p. 18-21, 13 fev. 2000.
GODEL, R. De Socrate au Sage indien. Bulletin de l’Association Guillaume Budé, v. 11, p. 3-21, 1952.
MIRAMBEL, André. La littérature néohellénique et l’Orient. Bulletin de l’Association Guillaume Budé, v. 16, p. 108-130, 1957.
PHOTIUS. Bibliothèque. Texte établi et traduit par René Henry. Paris: Les Belles Lettres 1959.
PHOTIUS. The Bibliotheca. A selection translated with notes by N. G. Wilson. London: Duckworth, 1994.
RICHARD. Stoneman. Who are the brahmans? Indian lore and cynic doctrine in Palladius’ De Bragmanibus and its models. Classical Quarterly, v. 44, n. 2, p. 500-510, 1994.
STONEMAN, Richard. Naked philosophers: the brahmans in the Alexander historians and the Alexander Romance. Journal of Hellenic Studies, v. 115, p. 99-114, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.