A poesia dramática de Plauto em um canticum polimétrico do Amphitruo
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_22-2_6Palavras-chave:
Plauto, Anfitrião, métrica, ‘lirismo’ romano.Resumo
O monólogo lamentoso do escravo Sósia, nos versos 153-262 do Anfitrião de Plauto, é exemplo da virtuosidade métrica do poeta e da qualidade ao mesmo tempo sonora e imagética de sua poesia. A partir de certa noção particular de ‘lirismo’ na poesia romana – tal como Pierre Grimal a expõe em Le lyrisme à Rome – examino aqueles versos de Plauto (dos quais apresento uma tradução) procurando demonstrar de que maneiras se associam ritmo, som, imagem e sentido, e de que modo tal associação é coerente com aquela noção particular de lirismo.Downloads
Referências
DUPONT, Florence. L’Acteur-Roi ou le théâtre dans la Rome antique. Paris: Les Belles Lettres, 1985. (Collection Realia)
GRIMAL, Pierre. Le lyrisme à Rome. Vendôme: Presses Universitaires de France, 1978.
NOUGARET, Louis. Traité de métrique latine classique. Paris: Librairie Klincksieck, 1948.
PLAUTE. Amphitryon, Asinaria, Aulularia. Texte établi et traduit par Alfred Ernout. Paris: Les Belles Lettres, 1970.
QUESTA, Cesare. Introduzione alla metrica di Plauto. Bologna: Casa Editrice Prof. Riccardo Pàtron, 1967.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.