Tímoria e páthos em Medeia, de Eurípides
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_22-2_5Palavras-chave:
Medeia, tragédia, vingança, sofrimento.Resumo
Este texto apresenta algumas considerações acerca da tímoria (a vingança) e do páthos (o sofrimento), na tragédia Medeia, de Eurípides, escrita por volta do século V a.C. A imagem da Medeia imortalizada para os leitores é aquela mulher melancólica, que sofre devido ao abandono do homem amado; monstruosa e vingativa, atinge o ápice de seu desespero quando mata os próprios filhos para ferir o esposo infiel. O ciúme serve de mote ao filicídio, gerando a tímoria e, em consequência, o páthos. Rejeitada pelo amado, Medeia simboliza a mulher impulsiva, passional, que castiga drasticamente o esposo pelo perjúrio cometido. Medeia trágica foge aos padrões da mulher ateniense da época de Eurípides; tal fato sugere que ela não seria o tipo de esposa ideal. A tragédia em foco prenuncia ao ateniense do período sua possível condição ao tornar-se grego: encontrar um caminho inverso ao da glória, o risco de tornar-se bárbaro como Medeia, reflexo da vingança e do sofrimento diante de infortúnios.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores 2: Ética a Nicômaco)
BRANDÃO, Junito de Souza. Jasão e os argonautas. In: ______. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 2007.
EURÍPEDES. Medeia. Trad. Miroel Silveira e Junia Silveira Gonçalves. Rio de Janeiro: Victor Civita, 1982.
FREUD, Sigmund. A sexualidade feminina. In: ______. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREUD, Sigmund. As neuropsicoses de defesa. In: ______. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREUD, Sigmund. As neuropsicoses de defesa. In: ______. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREUD, Sigmund. Obsessões e fobias. In: ______. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
KURY, Mário da Gama. Introdução à tragédia Medeia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Perspectiva, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.