As Bucólicas de Virgílio e o epigrama 8.55 de Marcial: intertextualidade, mecenato e uma recusatio implícita
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_24_8Palavras-chave:
Marcial, epigrama, Virgílio, Bucólicas, intertextualidade, mecenato, recusatio.Resumo
Este artigo analisa os fortes elementos intertextuais que relacionam o epigrama 55 do livro 8 de Marcial com as Bucólicas de Virgílio, especialmente as de número 1, 2 e 9. Incorporando esses elementos de forma e conteúdo trazidos dos poemas virgilianos, Marcial constrói, nesse habilidoso epigrama metapoético, uma “biografia” do poeta de Mântua muito útil na defesa da ideia da necessidade de apoio material aos escritores para o surgimento de grandes obras literárias; ao mesmo tempo, por meio de uma recusatio que fica implícita nos últimos versos do epigrama, Marcial aborda a questão dos gêneros poéticos e justifica, como em tantos outros passos de sua obra, a sua opção pela poesia ligeira.Downloads
Referências
CITRONI, M. Marziale. In: DELLA CORTE, F. (Org.). Enciclopedia Virgiliana 3. Roma: Instituto dell’Enciclopedia Italiana, 1987. p. 396-400.
HOMERO. Ilíada. Trad. Tradução de H. de Campos. São Paulo: Arx, 2002.
IZAAC, H. J. (texte établi et traduit). Martial, Épigrammes 2. Paris: Les Belles Lettres, 1933.
SANDYS, J. E. (Ed.). A Companion to Latin Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1943.
VASCONCELLOS, P. S. de. Efeitos Intertextuais na Eneida de Virgílio. São Paulo: Humanitas, 2001.
VIRGÍLIO. Bucólicas. Trad. Raimundo Barbosa Nonato de Carvalho. Belo Horizonte: Crisálida, 2005.
WHITE, P. The friends of Martial, Statius, and Pliny, and the dispersal of patronage. HSPh - Harvard Studies in ClassicalPhilolog, v. 79, p. 265-300, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.