Erotiká gnorísmata: o reconhecimento do amado em Heliodoro
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_24_7Palavras-chave:
Romance grego, Heliodoro, As Etiópicas, cenas de reconhecimento, Odisseia, Helena.Resumo
As Etiópicas ou Teágenes e Caricleia, de Heliodoro, tem como referência central a Odisseia homérica e, portanto, não poderia deixar de explorar as cenas de reconhecimento. Interessa-me estabelecer como Heliodoro trata o reconhecimento do amado após longa separação. Na Odisseia, Penélope declara a existência de “sinais secretos” (semata kekrummena, XXIIII, 110) pelos quais ela e Odisseu poderiam se reconhecer. Helena, na tragédia homônima de Eurípides, também alude a symbola que somente ela e Menelau compartilham (v. 291). Em Heliodoro (Etiópicas, V, 5, 1-3), Teágenes propõe a Caricleia que elejam sinais que lhes permitam reconhecerem-se caso venham a se separar. Pretendo examinar como Heliodoro dialoga com a tradição, adaptando o motivo às necessidades de sua narrativa.Downloads
Referências
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