Erotiká gnorísmata: o reconhecimento do amado em Heliodoro

Adriane da Silva Duarte

Resumo


As Etiópicas ou Teágenes e Caricleia, de Heliodoro, tem como referência central a Odisseia homérica e, portanto, não poderia deixar de explorar as cenas de reconhecimento. Interessa-me estabelecer como Heliodoro trata o reconhecimento do amado após longa separação. Na Odisseia, Penélope declara a existência de “sinais secretos” (semata kekrummena, XXIIII, 110) pelos quais ela e Odisseu poderiam se reconhecer. Helena, na tragédia homônima de Eurípides, também alude a symbola que somente ela e Menelau compartilham (v. 291). Em Heliodoro (Etiópicas, V, 5, 1-3), Teágenes propõe a Caricleia que elejam sinais que lhes permitam reconhecerem-se caso venham a se separar. Pretendo examinar como Heliodoro dialoga com a tradição, adaptando o motivo às necessidades de sua narrativa.

Palavras-chave


Romance grego; Heliodoro; As Etiópicas; cenas de reconhecimento; Odisseia; Helena.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.14195/2176-6436_24_7

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