Discursos ciceronianos: a oratória como estratégia política na Roma Antiga
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v20i2.149Palavras-chave:
Literatura latina, história de Roma, Cícero, política, retórica.Resumo
O ensaio discute a personagem de Cícero a partir do auto-retrato por ele elaborado e das representações biográficas que lhe construíram autores de sua época e da contemporaneidade. Problematiza a escritura ciceroniana, destacando as relações que constrói entre a retórica e o exercício político. Intenciona contribuir para a construção da imagem de Cícero enquanto sujeito histórico, ainda que toque em aspectos estéticos de sua produção discursiva.Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe; DUBY, Georges. História da Vida Privada: do império romano ao ano mil. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.
BAUZÁ, Hugo Francisco (Trad., prólogo y notas). Virgilio o el segundo nacimiento de Roma. Buenos Aires: Eudeba, 1987.
CESILA, Robson Tadeu. Análise do discurso Pro Archia de Cícero. Campinas: IEL-UNICAMP, 2004.
CISNEIROS, Amador (Trad.). Cícero - Da república. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
COURTINE, Jean-Jacques. Os deslizamentos do espetáculo político. In: GREGOLIN, Maria do Rosário (Org.). Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Clara Luz, 2003.
FINLEY, Moses. Política no Mundo Antigo. Lisboa: Edições 70, 1997.
GARIBALDI, Sady (Trad.). Plutarco - A Vida dos Homens Ilustres: Demóstenes e Cícero. São Paulo: Atena, s.d.
GRIMAL, Pierre. Cicerón. Paris: Fayard, 1986.
JOAQUIM, Antonio (Trad.). Cícero – Orações. Rio de Janeiro: São Paulo; Porto Alegre: Jackson, 1952.
MOSSÉ, Claude. As instituições gregas. Lisboa: Edições 70, 1985.
PEIXOTO, Paulo M. (Trad.). Tito Lívio - História de Roma. São Paulo: Paumape, 1989.
PINHO, Sebastião Tavares. Cícero. As Catilinárias. Lisboa: Verbo, 1974.
RAMALHO, Américo C. Prefácio. In: PEREIRA, Maria Helena da Rocha (Dir.). Cícero. As Catilinárias. Defesa de Murena. Defesa de Árquias. Defesa de Milão. Lisboa; São Paulo: Verbo, 1974.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.