Latim e retórica nos sermões de Vieira: o Sermão XIV do Rosário
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v20i2.148Palavras-chave:
Sermão, Latim, retórica, Maria, “pretos” devotos.Resumo
Maria de qua natus est Jesus, qui vocatur Christus é a epígrafe do Sermão XIV do Rosário, corpus da pesquisa “O Latim como elemento de Retórica nos Sermões do Padre Antônio Vieira”, cujo parcial resultado aqui apresento. Da epígrafe, o autor extrai três natos de Maria: Jesus, São João e os “Pretos” devotos, sendo a mesma mãe, mas o parto diverso; num, isenta da dor na manjedoura, noutro, excruciada – ‘cruciabatur ut pariat’ – no calvário quando nasce o Salvador e ganha, ali, os outros filhos: ‘Ecce fillius tuus’, para São João e ‘PopulusAethiopium hi fuerunt illic’, para o povo etíope. Destes, por conseguinte, três respectivas obrigações de amar, servir e venerar a Virgem. Procuro demonstrar como as citações latinas estruturam todo o arcabouço retórico de Vieira, basilares de uma cabal compreensão.Downloads
Referências
VIEIRA, Antônio. Sermões: Padre Antônio Vieira. Org. e introd. Alcir Pécora. São Paulo: Hedra, 2000. v. 2, p. 635-658.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.