Sermão I de Santa Catarina: Latim e Retórica

Autores

  • João Bortolanza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v20i1.137

Palavras-chave:

Latim e Retórica, Emprego do latim, Sermão, Roda da fortuna, Santa Catarina.

Resumo

Este artigo mostra um pequeno resultado do projeto de pesquisa Ánálise do Latim empregado por Vieira em seus Sermões’. O latim é a própria retórica de Vieira e o levantamento das citações latinas permite reconstruir todo seu labor intelectual. É o que me proponho demonstrar no Sermão I de Santa Catarina, que tem como epígrafe e mote apenas a expressão latina ne forte. A expressão é extraída da frase das virgens prudentes ne forte sufficiat nobis et vobis. Esse “para que não por acaso” passa a ser explorado a partir da etimologia forte > Fortuna, esta, por sua vez, representada pela roda, a roda da Fortuna, sempre instável. E a roda, com a palma e a espada, é um dos troféus da vitória da virgem mártir Catarina em sua imagem. Desfilam frases dos textos sagrados e de clássicos, como Sêneca, Plínio e Plutarco.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

HARVEY, Paul. Dicionário Oxford de Literatura Clássica Grega e Latina. Trad. Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

REBOUL, Olivier. Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

TRINGALI, Dante. Introdução à Retórica. São Paulo: Duas Cidades, 1988.

VIEIRA, António. Obras Completas. Sermões. 5 v. prefaciados e revistos pelo Rev. Padre Gonçalo Alves. Porto: Lello & Irmãos, 1993.

Downloads

Publicado

2007-07-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bortolanza, J. (2007). Sermão I de Santa Catarina: Latim e Retórica. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 20(1), 104-114. https://doi.org/10.24277/classica.v20i1.137